I Seminário de Inovação e Tecnologia apresenta o INOVA-SERRA

Em 24/03/2015 às 15h44

I Seminário de Inovação e Tecnologia apresenta o INOVA-SERRA

No dia 20 de março o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) sediou o “I Seminário de Inovação e Tecnologia: Apresentando o INOVA-SERRA-RJ-FESO”, que reuniu pesquisadores, acadêmicos e empresários em torno de debates e reflexões sobre inovação, transferência de tecnologia e empreendedorismo. O evento foi voltado a empresas da área de tecnologia e inovação da Região Serrana, secretarias municipais da área, associações comerciais, industriais e agrícolas, docentes e discentes dos cursos do UNIFESO e autoridades locais, regionais e estaduais ligadas ao tema, com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

A mesa de abertura foi composta pelos professores José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; Alexandre José Cadilhe, Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); e Elaine Maria Paiva de Andrade, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). O Pró-Reitor José Feres Miranda explicou que “a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) foi um projeto desenvolvido em nosso planejamento que vai permitir avançarmos nesse sentido. A essência do NIT é como esta Instituição se relaciona com a sociedade e que passos se pode dar no sentido de ampliar a questão da produção do conhecimento que contribua se constituindo num pólo de desenvolvimento loco-regional”.

O professor Alexandre Cadilhe ressaltou que “é um momento de pensarmos como a tecnologia produzida na Instiuição pode efetivamente ser de utilidade pública em nossa região. O NIT nasce com a criação dos cursos de engenharia e depois passa a integrar a Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) justamente por termos a compreensão de que passa a ser um catalizador muito potente para a pesquisa e extensão, que tem uma série de possibilidades e pode ir para além da formação profissional”.

A professora Elaine Maria de Andrade informou que vem se “trabalhando bastante na questão da inovação. Precisamos construir neste país a característica da inovação em nossos currículos”. Já a professora Mariana Beatriz Arcuri relacionou as áreas da Saúde e Tecnologia. “Sem a tecnologia como ferramenta não é possível avançar na saúde. Nossos cursos estão muito entusiasmados, pois ter este espaço para pensar, produzir conhecimento e investir prova mais uma vez que UNIFESO enfrenta os grandes desafios, e isto é muito bom”, elogiou.

A estudante Tayná Nascimento, do curso de Enfermagem, ficou interessada em saber “como a tecnologia pode ser aplicada em sua futura profissão, pois tudo hoje com a tecnologia tem se tornado mais fácil, por isso deve estar sempre presente em nossa área”.

O seminário contou palestra da professor Armenio Evangelista, coordenador do NIT, sobre “Desenvolvimento e tranferência de tecnologia e inovação e desenvolvimento regional – contruindo parcerias”. “Acho que a tendência do NIT é representar a tranferência de tecnologia, inovação e conhecimento para a sociedade local através de parcerias com algumas secretaria municipais de Teresópolis e empresas. Independente da parte da tecnologia propriamente dita nas áreas da Educação e da Saúde, por exemplo, as tecnologias sociais, a meu ver, representam um grande potencioal desta Instituição”, apostou o professor Armenio.

Em seguida, a Secretária de Planejamento e Projetos Especiais da Prefeitura de Teresópolis, Silvana da Silva Pires expôs questões acerca da Agenda 21 e da cooperação entre a Prefeitura e o UNIFESO, abordando o desenvolvimento de projetos e tranferência de conhecimentos. A Agenda 21 local também foi explanada pelo subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça. “A Agenda 21 é um planejamento que o município, o estado e o país precisam fazer durante o século 21 para que se tenha um país sustentável. Quando se diz ‘sustentabilidade’ não se faz referência somente ao meio ambiente, mas a questões como saúde, tecnologia, educação e habitação”, explicou.

Para encerrar, o professor José Carlos Pinto, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) dividiu suas experiências sobre o tema “O papel da universidade no desenvolvimento da inovação e de tranferência de tecnologia para as empresas.

Fonte: Jornalismo UniFeso


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Mundial do Escoteiro
  • Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
  • Dia Nacional da Educação de Surdos
  • Dia Nacional do Choro
  • Dia da Língua Espanhola
  • Dia da Língua Inglesa
  • Dia de São Jorge / Ogum
  • Dia do Serralheiro
  • Dia do Torcedor Corinthiano
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ