Mutirão de Catarata: Secretaria de Saúde retoma procedimentos oftalmológicos complexos

Em 09/04/2024 às 18h01

Mutirão de Catarata: Secretaria de Saúde retoma procedimentos oftalmológicos complexos


Compartilhar:

Expectativa é que mais de 3 mil procedimentos sejam realizados por mês


Com a volta dos atendimentos oftalmológicos ao quadro de especialidades oferecidas pela Secretaria de Saúde, agora em clínicas particulares, a saúde municipal possui a capacidade de realizar mais de 300 consultas e em média 3 mil procedimentos oftalmológicos por mês, garantindo um serviço diferenciado à população, reunindo em um só lugar os atendimentos de consultório, a realização de exames complementares e as cirurgias de alta complexidade e de catarata, evitando o deslocamentos de pacientes para outros municípios.


A Secretária Clarissa Rippel falou um pouco sobre a importância da retomada dos atendimentos: 'Nossa meta principal é zerar a fila de espera dos pacientes que aguardavam por algum procedimento oftalmológico de alta complexidade e ampliar as consultas e atendimentos de um modo geral. Com essa nova parceria, na última semana nós já realizamos algumas cirurgias e estamos alcançando esse objetivo, podendo ofertar para a população pelo menos 300 consultas por mês, atendendo a demanda e assegurando esse serviço importantíssimo'


Desde 2019 a Prefeitura de Teresópolis garante os serviços de oftalmologia de alta complexidade aos pacientes através de convênio com os hospitais da cidade. Com o fim da parceria em fevereiro, a Secretaria de saúde abriu chamamento público para conveniar clínicas particulares na cidade a se tornarem aptas para a realização dos procedimentos, a fim de evitar que a população precise realizar os serviços em outros municípios, como acontecia antes.


'Até 2019 as pessoas que necessitavam de cirurgia de alta complexidade e de catarata precisavam ir até Niterói para realizar os procedimentos, um transtorno que poderia ser evitado. Por isso uma das minhas prioridades foi garantir que esses procedimentos pudessem ser realizados em nossa cidade e assim o fiz. E agora, para assegurar que esse importante serviço continue sendo oferecido por nosso município, realizamos o chamamento público, credenciamos as clínicas e realizamos o mutirão da catarata para atender o mais rápido possível as pessoas que já tinham o seu procedimento autorizado, devolvendo a elas a qualidade de vida.' Declarou o Prefeito Vinicius Claussen


O paciente que sentir algum desconforto na vista deve procurar a unidade básica de saúde do seu bairro, marcar uma consulta com o clínico geral e solicitar o encaminhamento para o oftalmologista. Após a consulta com o especialista o melhor tratamento será recomendado.


Fotos: Bruno Nepomuceno



Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ