Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Gestão Municipal são tema de webinário

Em 09/04/2021 às 18h01

Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Gestão Municipal são tema de webinário

Marcado para o dia 14 de abril, às 14h, o webinário 'A Agenda 2030 e os 17 ODS na Gestão Municipal', encontro on-line que poderá ser acessado pelo link HTTPS://us.bbcollab.com/guest/4b71fea4806244619a399ef5b69cb225. O palestrante será Thauan Santos, professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (PPGEM/EGN). A ação em parceria é promovida pela Sala Verde Unifeso e pela Sala Verde Que Te Quero Verde, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


A proposta do evento é promover o debate sobre a implementação da Agenda 2030, elaborada pela Organização das Nações Unidas e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no município de Teresópolis.


Em novembro de 2020, o Prefeito Vinicius Claussen assinou a adesão do município de Teresópolis ao 'Pacto de Prefeitos pelo Clima e a Energia'. O documento foi oficializado durante a mesa-redonda 'Agenda 2030 e ODS: Energia Social, Ambiental e Econômica', realizada na edição virtual do V Confeso – Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos). Na ocasião, o prefeito também assinou a Carta Compromisso com a Agenda 2030 e a implementação, em Teresópolis, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Vinicius Claussen assinala que 'a proposta do compromisso assumido em 4 anos de gestão é que, com a troca de experiências e com conhecimento técnico-científico compartilhado com o Unifeso, o município avance na construção de ações concretas pela redução da emissão de gases do efeito estufa, o uso de energia limpa e a implantação dos ODS no município em benefício do desenvolvimento sustentável de Teresópolis'.


A expectativa da professora Ana Maria Gomes de Almeida, coordenadora da Sala Verde Unifeso e diretora do Centro de Ciências Humana e Sociais do Unifeso, é que 'a partir de documento de diagnóstico a ser produzido pela Prefeitura, seja elaborado um plano de metas que coloque efetivamente em prática ações necessárias para o desenvolvimento sustentável do município'.


Para o secretário de Meio Ambiente de Teresópolis, Flavio Castro, 'o trabalho conjunto entre Prefeitura e Unifeso é fundamental para o desenvolvimento de projetos e a elaboração de políticas públicas inovadoras focadas nos aspectos social, econômico e ambiental'.


Agenda 2030


A Agenda 2030 é um plano de ações desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) que visa à erradicação da pobreza e a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até o ano 2030. O documento enumera 17 objetivos gerais e 169 metas a serem alcançadas pelos países até 2030, configurando uma nova Agenda Universal. São os objetivos: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água pot&aa cute;vel e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação pela mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de Santa Gisela da Baviera
  • Dia de São Guntrano
  • Dia do Diagramador e do Revisor
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ