Aniversário do Parque Montanhas de Teresópolis é celebrado com selo e livro Município participa do movimento nacional 'Um dia no Parque'

Em 18/07/2019 às 10h00

Aniversário do Parque Montanhas de Teresópolis é celebrado com selo e livro  Município participa do movimento nacional 'Um dia no Parque'

O fim de semana será movimentado na sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Considerado a maior unidade de conservação de proteção integral criada por um município fluminense, o Parque completa uma década de existência neste mês de julho, em que é comemorado o Aniversário da Cidade.


Para celebrar, no sábado (20), a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, e o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) lançam um Selo Comemorativo e o livro 'Montanhas de Teresópolis – Parque Municipal 10 anos'. Já no domingo (21), a unidade de conservação terá programação especial para marcar a participação do município no movimento nacional 'Um dia no Parque'.


O endereço é Estrada Fazenda Alpina, s/nº, em Santa Rita. O acesso à localidade do 2º Distrito é feito na altura do Km 74 da Rodovia BR-116 (Estrada Rio-Bahia).


Sábado


O lançamento do Selo Comemorativo e do livro 'Montanhas de Teresópolis – Parque Municipal 10 anos' será neste sábado (20), às 10h, na sede Santa Rita, no 2º Distrito. A edição colorida conta com a colaboração dos visitantes. Atendendo pedido da Secretaria de Meio Ambiente, vários frequentadores enviaram imagens e depoimentos, que podem ser conferidos no capítulo intitulado 'Mural do Visitante'.


Criado em 6 de julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis tem uma área de 4.397 hectares. Abrange parcialmente alguns bairros, entre eles: Caleme, Posse, Salaco e Campo Grande ? na cidade, Santa Rita e Ponte Nova ? no interior. Faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.


Possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege nascentes e importantes remanescentes florestais, que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região.


Domingo


Uma série de atividades gratuitas no domingo (21), marca a participação de Teresópolis na campanha nacional 'Um dia no Parque'. Idealizado pela Rede Pró UC em parceria com a Coalizão Pró-Unidades de Conservação, o movimento tem o objetivo de mostrar às pessoas que, perto delas, provavelmente há uma Unidade de Conservação (UC) e que ali é possível praticar diferentes atividades, tanto sozinho como em grupo.


A data 21 de julho foi escolhida por ser próxima ao aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a Lei que rege as Unidades de Conservação, criada em 2000.


Atividades ao ar livre para adultos, jovens e crianças, trilha guiada, muro de escalada, slackline, exposições, material de montanha e comidas locais estão na programação, das 9h às 14.


Haverá ainda palestras sobre os temas 'Singularidades da Pedra da Tartaruga', com Diogo Marassi, e 'Quero escalar', com Thiago Bessa. A oficina 'Organização de mochila e equipamentos de escalada' será ministrada por Amarildo Chermont. Participação e apoio do Centro Excursionista Teresopolitano (CET), Clube Desbravadores do Brasil, Climb Center e #Unidos Cuidamos ? Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza.

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de Santa Gisela da Baviera
  • Dia de São Guntrano
  • Dia do Diagramador e do Revisor
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ