Combate ao Aedes aegypti engloba visitas domiciliares, teatro nas escolas e ações em praça pública em Teresópolis

Em 28/01/2020 às 14h01

A Secretaria Municipal de Saúde continua convocando a população a continuar mobilizada no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Para reforçar a conscientização, agentes comunitários de saúde dos postos de saúde da família e agentes de controle de endemias percorrem a cidade realizando uma série de ações. Visitas domiciliares, teatro nas escolas públicas e particulares, atividades educativas em praça pública fazem parte da programação de várias unidades até o mês de março. Além disso, enquanto aguardam em sala de espera, os pacientes participam de rodas de conversa sobre o tema, durante os atendimentos de rotina.
'É fundamental a adesão de todos nessa campanha permanente. Atitudes simples no nosso dia a dia evitam o surgimento de criadouros e eliminam possíveis focos do mosquito', avalia a subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Edneia Martuchelli.
Balanço
De 20 a 24 de janeiro, agentes comunitários de saúde do PSF do Rosário e agentes de controle de endemias fizeram 650 visitas domiciliares nas comunidades de sua área de abrangência, conscientizando os moradores sobre ações de prevenção. Entre elas Rosário, Perpétuo, Casas Populares, Brejinho e Morro do Tiro. Foram coletadas larvas de mosquitos em 38 pontos. As amostras foram enviadas a um laboratório de entomologia para análise, a fim de verificar se são do Aedes aegypti.
Na quinta-feira, 23, a equipe da Unidade Móvel Ermitage fez roda de conversa com moradores do conjunto habitacional Parque Ermitage. Prevenção e controle da dengue, zika e chikungunya; tipos das doenças, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e os cuidados para eliminar criadouros do mosquito foram os temas abordados.
Confira o calendário das próximas ações de programadas:
PSF Fonte Santa: Visitas domiciliares de 8h às 12h, com orientação dos moradores e coleta de larvas de mosquito para análise nestas terça, 28/01, na Fonte Santa, quinta, 30/01, no Fischer, e na sexta-feira, 31/01, na Quinta Lebrão.
PSF Venda Nova: Quinta-feira, 30/01, e dia 13/02, visitas domiciliares de 9h às 16h.
PSF Barra do Imbuí: Sábado, 01/02, distribuição de folhetos educativos, de manhã e à tarde, na Praça Maria Corina Paim. A partir de 10/02, teatro toda sexta-feira para alunos das escolas públicas e privadas de sua área de abrangência. Conscientização dos pacientes em sala de espera durante os atendimentos de rotina.
PSF Araras: Dia 07/02, de 9h às 16h,  visitas domiciliares e orientação à comunidade.
PSF Beira Linha: Dias 13 e 14/02, de 9h às 16h, visitas domiciliares.
PSF Meudon: Dia 24/02, a partir das 13h, visitas domiciliares.
PSF Granja Guarani: Em março, atividades educativas sobre combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti na Escola Municipal Sylvio Amaral dos Santos, na Granja Guarani, e no Colégio Estadual Euclydes da Cunha, no Alto, em parceria com a equipe do Programa Saúde na Escola.

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de Santa Gisela da Baviera
  • Dia de São Guntrano
  • Dia do Diagramador e do Revisor
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ