Desenvolvimento Social faz capacitação técnica para marcar o Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Em 15/06/2021 às 10h01

Desenvolvimento Social faz capacitação técnica para marcar o Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Compartilhar:

Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou na última sexta-feira, 11/06, uma roda de conversa com profissionais das equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do CadÚnico.


Com o tema 'Cartão vermelho ao trabalho infantil', a capacitação foi conduzida pela coordenadora do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) em Teresópolis, Oldaleia Mello, e aconteceu na sede do CREAS, na Várzea.


Os participantes acompanharam palestra sobre 'A atualidade e perspectivas para o PETI' e debateram assuntos relacionados ao serviço socioassistencial realizado no município. Exploração sexual, trabalho infantil doméstico, aliciamento para atividades ilícitas, como o tráfico e o crime organizado, e todas as formas de trabalho semelhantes às de escravo foram outros temas abordados. Durante a roda de conversa, foi exibida live da Rede SUAS (Sistema Único da Assistência Social) sobre os piores tipos de trabalho infantil.


O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foi instituído em 2011, pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). É um programa de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), que compreende transferências de renda; trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho.


Segundo o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (2011-2015), são consideradas trabalho infantil as diversas atividades econômicas ou atividades de sobrevivência realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, sejam elas remuneradas ou não, com ou sem finalidade de lucro.


Fotos: Divulgação.







Oldaleia Mello, coordenadora do PETI, e Sheila Paim Pimentel, advogada do CREAS





Fotos: Divulgação





Equipes técnicas participam da roda de conversa

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Aniversário de Salvador (BA)
  • Aniversário de Curitiba (PR)
  • Dia de Santo Eustáquio
  • Dia de São Constantino
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ