'Emprega Terê': contratados pela Prefeitura, cursos de gastronomia do SENAC já começaram

Em 21/11/2019 às 18h00

Vagas são para pessoas atendidas nos CRAS e CREAS
Lançados oficialmente nesta terça-feira, 19, já começaram os cursos de gastronomia do SENAC, contratados pela Prefeitura com recursos do Conselho Municipal de Assistência Social. As aulas de produção de salgados e de doces para festas acontecem na carreta do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, instalada na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea.
 Destinadas às pessoas cadastradas e atendidas nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) do município, as 36 vagas oferecidas já foram preenchidas.
 'É mais uma fase do nosso programa 'Emprega Terê', com viés de capacitação profissional para melhorar a empregabilidade de jovens e adultos que buscam uma vaga de emprego. Também terão aulas de empreendedorismo, para dar oportunidade a quem quer se formalizar como microempreendedor e montar sua própria empresa. Trabalhamos para transformar a vida das pessoas', comemorou o Prefeito Vinicius Claussen.
 O superintendente de Operações do SENAC ressaltou a importância da iniciativa da Gestão Municipal. 'É superimportante oportunizar qualificação profissional para essas pessoas terem geração de renda de forma rápida e melhorarem o poder aquisitivo de suas famílias', destacou Pedro Teixeira.
 No total, foram contratados cursos do SENAC e também do SENAI, com a oferta de 1.244 vagas de cursos profissionalizantes. 'É compromisso da gestão do Prefeito Vinicius Claussen investir nas pessoas, principalmente nas que se encontram em vulnerabilidade social. Nesse caso, garantindo acesso a cursos para que tenham condição de mudar de vida', relatou marcos Jaron, secretário municipal de Desenvolvimento Social.
 A oportunidade foi bem recebida por quem quer estar bem preparado para o mercado de trabalho e precisa de uma oportunidade. Como Ana Beatriz Costa de Oliveira, cadastrada no CRAS Meudon. 'Tem essa carência na cidade, de preparação da mão de obra. É preciso capacitação pra todo mundo. Eu vou aproveitar também, é ótimo', opinou.
 Para os empregadores, a qualificação é fundamental para aumentar as chances dessas pessoas em conseguir uma vaga de emprego. 'Vai favorecer muito o ramo de gastronomia. Essa iniciativa que a Prefeitura está oportunizando é fantástica. A carência de mão de obra qualificada é muito grande', avaliou a presidente do Polo Gastronômico de Teresópolis, Vania Baddini.
 'Pessoal qualificado tem mais chance de ser absorvido pelo mercado de trabalho. Sair desses cursos com o diploma na mão com certeza é porta aberta pra poder trabalhar' finalizou Rodiney Gomes Turl, presidente do Sincomércio.
Cursos
Alguns cursos serão oferecidos na unidade móvel do SENAC, instalada na Praça Olímpica. Outros acontecerão nas dependências da Faetec, na Barra do Imbuí, e do SENAC, na Várzea.
 Com duração média de 3 meses, idade a partir de 16 anos e carga horária variando de 72 a 200 horas, os cursos oferecidos pelo SENAC são os de Gastronomia (técnicas para pizzaiolo, salgados para festas, saladas, bases de confeitaria, fabricação de massas, geléias e compotas e pães); Assistente administrativo; Camareira; Digitador; Costura (conserto e ajustes, bolsas de tecidos e design de vitrines); Técnicas básicas para manicure e pedicure, cabeleireiro e maquiagem; Jardinagem (paisagismo e arranjos florais); Workshop primeiros passos para empreender.
 Com carga horária de 100 horas, o curso Empregabilidade e Mercado de Trabalho será oferecido para a faixa etária a partir de 14 anos.
 Os cursos do SENAI são os seguintes: Mecânica de motocicleta; Tecnologia de motores ciclo diesel; Técnicas de pintura com alvenaria; Técnicas de execução de revestimento com placas cerâmicas; Técnicas de execução em instalações hidráulicas; Eletricista instalador predial de baixa tensão; Assistente de produção industrial; Assistente administrativo; Auxiliar de operações em logística; Soldador em Mag aço carbono e digitador. 
Onde se inscrever
Os interessados nos cursos devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência ou o CREAS, de segunda a sexta, das 8h às 17h, para se inscrever.

CRAS Alto: Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea. Tel.: 3641-3019
CRAS Barroso: Rua Pará, s/nº, Barroso. Tel.: 3642-1055
CRAS Fischer: Rua Pedro Eleutério de Oliveira, s/nº, Fischer.  Tel.: 3641-9490
CRAS Meudon: Rua Caramuru, 108, Meudon. Tel.: 3641-1437
CRAS São Pedro: Rua Fileuterpe, 845, São Pedro. Tel.: 2742-3080
Equipe Volante Parque Ermitage: Estrada Rio-Bahia, Km 80, Ermitage.
CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social): Rua Carmela Dutra, 812, Agriões. Tel.: 2742-8722.

Fotos: Jorge Maravilha
'Emprega Terê': contratados pela Prefeitura, cursos de gastronomia do SENAC já começaram

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de Santa Gisela da Baviera
  • Dia de São Guntrano
  • Dia do Diagramador e do Revisor
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ