Integra Terê: entenda o novo sistema de integração de transporte coletivo que tem início neste domingo (2) em Teresópolis

Em 31/01/2020 às 14h01

Integra Terê: entenda o novo sistema de integração de transporte coletivo que tem início neste domingo (2) em Teresópolis


Entra em vigor neste domingo, 2 de fevereiro, a integração do transporte coletivo de Teresópolis. É o 'Integra Terê' ? Sistema Integrado de Transporte Público e Mobilidade Urbana. Criado pelo Decreto Municipal 5.240/2020, o programa institui o cartão de integração de bilhetagem eletrônica e permite que os usuários de ônibus e micro-ônibus, das linhas urbana e rural, tenham direito a fazer a primeira viagem, mais três transbordos (troca de ônibus) em um único sentido, pagando apenas uma tarifa em um período de até duas horas.
Na área rural, passageiros que hoje pagam R$ 5,30 já terão reduzida a passagem para R$ 4,40 neste domingo. Já na área urbana, até 15 de fevereiro, o preço da passagem permanecerá em R$ 4. Do dia 16 em diante, o valor passará para R$ 4,40, e todo o município terá tarifa única.
O passageiro que já tem o cartão do ônibus não precisa trocar de cartão, assim como idosos e estudantes. Quem não tem o cartão, pode adquirir na loja da RioCard Mais Teresópolis, localizada na Avenida Feliciano Sodré, 579, na Várzea, na Rodoviária com agentes da empresa do cartão e em outros pontos da cidade e no interior. O valor de cartão é de 3 reais, reembolsáveis em caso de devolução, que podem ser pagos no débito ou em dinheiro. A carga mínima é no valor de 1 passagem, sendo assim no ato da compra o passageiro pagará, no mínimo, os R$ 3 do cartão mais R$ 4,40 de uma passagem. A lista de pontos de venda e de recarga está disponível no site www.integratere.teresopolis.rj.gov.br e nos canais digitais da Prefeitura de Teresópolis nas redes sociais.
Benefícios:
O projeto Integra Terê visa benefício social, igualdade de oportunidades, acessibilidade, mobilidade e custo para toda Teresópolis. Aumenta-se também a empregabilidade de quem mora em bairros mais distantes, que enfrenta dificuldades para encontrar emprego em função do valor alto da passagem. Para quem usa apenas uma passagem, também há vantagens, uma vez que se beneficiará com menor tempo de espera, com mais oferta de horários, com a possibilidade de descer do ônibus para resolver alguma questão, pegar outro e não pagar mais uma passagem, entre outros ganhos. Até mesmo quem usa seu próprio transporte será beneficiado com mais fluidez no trânsito, ganhando tempo. 
'Um só Município, totalmente integrado! É isso que vamos conquistar com o Integra Terê. E não se trata apenas da economia no bolso de quem usa duas ou mais linhas e para a população do interior que terá a passagem reduzida em R$ 0,90 centavos. Com o Integra Terê o ganho é coletivo. Ganha quem vai esperar menos no ponto, quem vai ter mais chances para conquistar um emprego, quem vai ter viagens encurtadas e até quem não usa transporte, mas que enfrentará menos engarrafamentos, por exemplo. Estamos tirando Teresópolis do atraso, encarando de frente os desafios que precisam ser superados no nosso município para que tenhamos uma Teresópolis mais acessível, justa e com mais oportunidades para todos', comenta o Prefeito Vinicius Claussen.
Sistema tronco-alimentador:
O Sistema “Tronco-Alimentador” que será adotado consiste na implantação de pontos de integração em locais estratégicos do município. Nesse formato, existe uma linha principal (troncal) que faz a ligação Centro – Ponto de integração, com maior oferta de horários. Nos pontos de integração acontece a conexão entre as linhas troncais e as linhas alimentadoras, que fazem distribuição dos passageiros nos bairros da região. Dessa forma ocorre a condensação em uma linha principal e diminui a quantidade de ônibus circulando na região central. O Integra Terê conta também com linhas circulares pelos bairros.
Nove troncais farão a ligação dos pontos de integração com o Centro:
No Integra Terê, há 9 linhas troncais, que partem dos pontos de integração nas principais regiões do município em direção ao centro.
Troncal 100 / Pessegueiros: a linha parte do ponto de integração localizado na BR-116, Km 68, perto da Igreja Católica. No total, 8 linhas do segundo distrito integram nesta troncal:


































101 Parque Pessegueiros Pessegueiros
102 Santa Rita Pessegueiros
103 Andradas Pessegueiros
104 Cruzeiro Pessegueiros
105 Providência Pessegueiros
106 Vila do Pião Pessegueiros
107 Água Quente Pessegueiros
108 Brejal Pessegueiros

Troncal 200 / Imbiú: a linha parte da Rua Fernando Leal, no centro do bairro do Imbiú. No total, 4 linhas alimentadoras integram no ponto:

















201 Prates Imbiú
202 Fazenda do Badú Imbiú
203 Sebastiana Imbiú
204 Vale Alpino Imbiú

Troncal 300 / Vargem Grande: a linha parte da RJ 130, km 12, próximo ao posto da PM e recebe passageiros de 7 alimentadoras: 





























301 Condomínio Vargem Grande
302 Boqueirão Vargem Grande
303 Parque das Rosas Vargem Grande
304 Serrinha Vargem Grande
305 Mottas Vargem Grande
306 Vieira Vargem Grande
307 Lúcios Vargem Grande

Moradores de Albuquerque integram no ponto de integração localizado na RJ-130, km 6, podendo integrar tanto na Troncal 200 (Imbiú) como na 300 (Vargem Grande), uma vez que as duas passam no local. As linhas alimentadoras são:





















601 Varginha Albuquerque
602 Canoas Albuquerque
603 Prata dos Aredes Albuquerque
604 Três Marias Albuquerque
605 Vale São Fernando Albuquerque

Troncais 400 e 400A / Fonte Santa: As linhas saem da rua Avelino Machado Bastos (ao lado do coreto) em direção ao Centro.
A 400 A segue da Fonte Santa para a Rodoviária passando pelo Vale do Paraíso. Nela integram as alimentadoras que vêm de 404 Arrieiro e 405 Fischer. Já a 400 vai para Centro via Quinta Lebrão, recebendo os passageiros da alimentadora 401 Quinta Lebrão.  













401 Quinta Lebrão Fonte Santa
404 Arrieiro Fonte Santa
405 Fischer Fonte Santa

IMPORTANTE: Não é preciso ir até a Fonte Santa para embarcar na troncal 400 em direção ao Centro. O passageiro da Quinta Lebrão pode integrar na linha em qualquer ponto ao longo do caminho, no ponto de ônibus que já é de seu costume. 
Troncal 500 / Ponte do Imbuí: A troncal tem dois pontos de integração. 
No ponto da Praça da Barra, integram os passageiros de 7 alimentadoras:

























501 Rua Guandú Barra
502 Jardim Pimenteiras Barra
503 Jardim Pinheiros Barra
504 Quebra Frascos Barra
505 Espanhol Barra
506 Jardim Feo Barra

No ponto da Ponte do Imbuí, integram na linha 500 os passageiros das alimentadoras:





























510 Caleme Ponte do Imbuí
511 Cambucá Ponte do Imbuí
512 Parque Imbuí Ponte do Imbuí
513 Campo Grande Ponte do Imbuí
514 Salaco Ponte do Imbuí
515 Granja Florestal Ponte do Imbuí
516 Salaquinho Ponte do Imbuí

IMPORTANTE: Não é preciso ir até a Barra para embarcar na troncal 500. O passageiro pode integrar na linha em qualquer ponto ao longo do caminho. Por exemplo, pode descer da alimentadora no ponto em frente à ponte do Féo e aguardar ali mesmo a chegada da linha troncal.
Troncal 700 / Meudon x Rodoviária:
A linha tem início no ponto de integração localizado no shopping da Rua Melvin Jones, no Meudon. Integram na linha os passageiros das seguintes linhas:

















701 Coreia Meudon
702 Dorvalino Meudon
703 Rua G Meudon
704 Vale da Revolta Meudon

Trocal 800 / Alto x Várzea (via Casa de Saúde):
O ponto de partida da troncal 800 é atrás da feirinha do Alto, na Rua Alfredo Rebelo Filho. Integram nesta linha passageiros de 8 alimentadoras:

































801 Fátima Alto
802 40 Casas Alto
803 Comary Alto
804 Soberbo Alto
805 Pedreira Alto
806 Granja Guarani Alto
807 Parque Ingá Alto
808 Cascata dos Amores Alto

Troncal 900 / Alto x Rodoviária (via São Pedro):
Também partindo do ponto de integração atrás da feirinha, a linha 900 segue para a Rodoviária via São Pedro, passando por Santa Cecília, Barroso e Rosário. 
No sentido Rodoviária x Alto, também recebe passageiros das seguintes alimentadoras no ponto da Praça dos Expedicionários:





















901 Granja Primor São Pedro
902 Pimentel São Pedro
903 Morro do Perpétuo São Pedro
904 Bairro dos Funcionários São Pedro
905 Fileuterpe São Pedro

IMPORTANTE: As linhas acima (901 a 905) são circulares para a Rodoviária, não sendo necessária baldeação na Praça dos Expedicionários para acesso ao Centro.
CIRCULARES COMPLETAM O SISTEMA:
Linhas circulares entre bairros também foram criadas e fazem parte da integração: 









































C1 Bairro dos Artistas Morro dos Pinheiros
C2 Parque São Luiz Castelinho
C5 Agriões / Taumaturgo Rodoviária
C3 Fazendinha / Morro do Tiro Rodoviária
C4 Beira Linha Rodoviária
C6 Jardim Serrano / Corta Vento Rodoviária
C7 Vila Muqui / Paineiras Barra
402 Fazenda Ermitage Várzea (via Reta)
403 Tijuca Várzea (via Reta)
406 Jardim Meudon Ermitage (Sakurá) – Via Tijuca

Trajetos das linhas disponíveis também no site do Integra Terê: www.integratere.teresopolis.rj.gov.br. Informações de linhas, trajetos e horários também estarão em breve disponíveis no aplicativo 'Vá de Ônibus'.

Fonte: ASCOM PMT


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