Parque Montanhas de Teresópolis completa 10 anos de criação com livro comemorativo

Em 26/03/2019 às 18h00

Parque Montanhas de Teresópolis completa 10 anos de criação com livro comemorativo

Visitantes podem enviar imagens e depoimentos até dia 15 de abril.
Aniversário da unidade de conservação é tema do projeto ?Quartas Ambientais?


O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis completa 10 anos de criação no dia 6 de julho, aniversário da cidade. Para marcar a data, está sendo produzido um livro comemorativo. Além disso, a unidade de conservação é tema do projeto ?Quartas Ambientais? nesta quarta-feira, 27, às 15h, no Teatro Municipal.


O livro


A obra terá um capítulo intitulado ?Mural do Visitante?, que contará com imagens e relatos de frequentadores do local. Para participar, basta enviar fotos e texto para o e-mail parquemontanhas@teresopolis.rj.gov.br, até o dia 15 de abril. Quem ainda não conhece o parque pode fazer uma visita, tirar fotos e participar. A publicação está sendo elaborada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


?Quartas Ambientais?


Projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o ?Quartas Ambientais? tem como proposta a realização de palestras mensais com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a necessidade da preservação ambiental para a qualidade de vida da população. Neste dia 27, a palestrante é a bióloga Renata Lopes, coordenadora do ProUC (Programa de Apoio às Unidades de Conservação), que falará sobre os 10 anos do Parque Municipal. O local é o Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675, na Várzea), com entrada franca.


Preservação ambiental


O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis fica na parte noroeste do município, adjacente às cidades de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto. Com uma área de 4.397 hectares, é uma das maiores unidades de conservação municipal totalmente protegida no estado do Rio de Janeiro. Contém uma imponente cordilheira com grandes afloramentos rochosos como a Tartaruga, Camelo e Santana.


O parque foi criado por decreto municipal (3.693/2009) e tem por objetivos preservar ecossistemas naturais de relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando pesquisa científica e educacional, recreação em contato com a natureza e ecoturismo. O parque foi incluído no Mosaico Central da Mata Atlântica do Rio de Janeiro, criado em dezembro de 2006.


O parque protege muitas nascentes e importantes remanescentes da Mata Atlântica. Um levantamento ecológico identificou 121 espécies de aves, 31 mamíferos, 19 répteis, 10 anfíbios e 8 grupos de insetos.


Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional do Jovem Trabalhador
  • Dia Internacional do Milho
  • Dia Mundial de Combate à Meningite
  • Dia Mundial do Animal de Laboratório
  • Dia Mundial do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz
  • Dia Nacional da Família na Escola
  • Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
  • Dia de São Fidélis de Sigmaringa
  • Dia do Boi
  • Dia do Chimarrão e do Churrasco (RS)
  • Dia do Nascimento de Gideon Sundbäck
  • Dia do Samurai
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ