Política pública de proteção à mulher: Prefeito Vinicius Claussen regulamenta lei que cria auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência

Em 07/01/2021 às 18h01

Política pública de proteção à mulher: Prefeito Vinicius Claussen regulamenta lei que cria auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência

Assinado nesta quinta-feira, 7, pelo Prefeito Vinicius Claussen, o Decreto Municipal 5.247/2020 define as regras de concessão do Auxílio Aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Criado pela Lei Municipal 3.842/2020, o benefício será concedido a mulheres referenciadas pela Secretaria dos Direitos da Mulher, com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Social. O decreto de regulamentação será publicado nos próximos dias no Diário Oficial Eletrônico do Municí pio.


'Teresópolis está dando exemplo de política pública de proteção às mulheres vítimas de violência', assinalou o Prefeito Vinicius Claussen, ao assinar o documento. 'A proposta do projeto de lei foi defendida pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal, com apoio da Secretaria dos Direitos da Mulher, e o Vereador Leonardo Vasconcellos conseguiu a sua aprovação. Eu sancionei a lei e estou assinando o decreto de regulamentação, colocando o benefício à disposição das mulheres vítimas de violência que comprovarem não ter condi&cce dil;ão financeira de conseguir a proteção de um novo lar', acrescentou.


O documento foi assinado na presença da secretária dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, e equipe técnica, e da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), Tania Barone, e um grupo de conselheiras. 'É uma grande conquista para a segurança da mulher. Muitas não denunciam, nem registram a violência sofrida por não terem pra onde ir. Com a regulamentação da lei municipal, elas poderão sair de casa com seus filhos e ficar em segurança, evitando que a violência se perpetue. Agradeço ao Prefeito Vinicius Claussen por demonstrar preocupação com a nossa causa e ao Vereador Leonardo Vasconcellos, presidente reeleito da Câmara Municipal, pela iniciativa da lei', disse Tania Barone, presidente do CMDDM.


A secretária Margareth Rosi explica que para ter direito ao benefício, a mulher tem que estar referenciada na Secretaria dos Direitos da Mulher. Ou seja: com atendimento e acompanhamento da equipe técnica da secretaria. 'Será feito um estudo de caso, com o histórico social dessa mulher. Estamos construindo políticas públicas efetivas para mulheres vítimas de violência em Teresópolis. A partir da publicação do decreto de regulamentação da lei municipal, mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que se encontram em situação de vulnerabilidade social terão di reito ao benefício do Auxílio Aluguel e poderão sair do ambiente tóxico ao qual, muitas vezes, se submetem, por não ter para onde ir', concluiu.


Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional do Jovem Trabalhador
  • Dia Internacional do Milho
  • Dia Mundial de Combate à Meningite
  • Dia Mundial do Animal de Laboratório
  • Dia Mundial do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz
  • Dia Nacional da Família na Escola
  • Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
  • Dia de São Fidélis de Sigmaringa
  • Dia do Boi
  • Dia do Chimarrão e do Churrasco (RS)
  • Dia do Nascimento de Gideon Sundbäck
  • Dia do Samurai
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ