Prefeito Vinicius Claussen recebe presidente da Comissão de Enfrentamento à Miséria e à Pobreza da ALERJ

Em 30/04/2021 às 18h01

Prefeito Vinicius Claussen recebe presidente da Comissão de Enfrentamento à Miséria e à Pobreza da ALERJ

Parlamentar também visitou os bairros Fischer e São Pedro


O Prefeito Vinicius Claussen recebeu, em seu gabinete, nesta sexta (30), a Deputada Estadual Renata Souza (Psol-RJ), presidente da Comissão Especial de Enfrentamento à Miséria e à Pobreza Extrema da ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). Na pauta, assuntos relacionados ao atendimento da população vulnerável, nas áreas assistencial, habitacional, de saúde etc, em especial, neste momento de pandemia. Acompanhada dos secretários de Desenvolvimento Social, Valdeck Amaral, e dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, a comitiva também fez visita técnica aos bairros Fischer e São Pedro.


'Os deputados estaduais estão se mobilizando para o combate aos efeitos da pandemia em nosso estado, como o desemprego, a fome e a violência doméstica contra a mulher, questões que nos preocupam bastante e que buscamos, com ações locais, sanar. Tenho certeza de que a comissão vai ajudar a promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, principalmente neste momento de maior dificuldade que enfrentamos em todo o país', frisou o Prefeito Vinicius Claussen.


O Prefeito enumerou alguns projetos da gestão municipal que têm o objetivo de melhorar a vida da população teresopolitana, tais como, o 'Café da Manhã do Trabalhador', com custo de R$1; o projeto 'Cozinha Comunitária'; instalação da Casa do Trabalhador, em São Pedro; distribuição de 1.100 cestas básicas, na próxima semana, por meio de convênio entre Banco do Brasil e Emater-Rio, com apoio da Prefeitura; além de outras iniciativas, como o programa de Aluguel Social para mulheres vítimas de violência doméstica e encaminhamento dessas mulheres para o SINE e para o POT (Programa Operação Trabalho).


Vinicius Claussen ressaltou ainda o 'Recicla Terê', importante ação de recolhimento de material reciclável (coleta seletiva) que traz trabalho e renda para os catadores e a construção de mais 500 unidades habitacionais no Parque Ermitage, em parceria com o Governo do Estado.


A Comissão Especial da ALERJ


A Comissão Especial de Enfrentamento à Miséria e à Pobreza Extrema, da ALERJ foi instalada no último dia 25/03, com a finalidade de acompanhar a situação das populações economicamente mais vulneráveis do estado. A comissão é presidida pela deputada Renata Souza, que propôs a criação do grupo.


'O principal objetivo da comissão é elaborar um diagnóstico da miséria e da pobreza extrema no estado do Rio, que teve um aumento expressivo por conta da pandemia da Covid-19. Para isso, estamos fazendo visitas técnicas nos municípios para registramos de perto as necessidades da população local, em especial neste período de pandemia', enfatizou a parlamentar, lembrando que o trabalho da comissão é enfrentar as condições que levam à pobreza e à extrema pobreza e que a tarefa exige engajamento político, articulação de múltiplos atores sociais e políticos e propostas concretas.


Participaram do encontro os secretários municipais de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, e de Administração, Lucas Pacheco e o subsecretário de Ordem Pública/Secretaria de Segurança Pública, Felipe Rebelo. Também estiveram presentes o coordenador da Comissão Especial, Vitor Guimarães, e a coordenadora do Grupo de Trabalho do gabinete da Deputada, Flávia Cândido, além da secretária-geral do PSOL em Teresópolis, Carol Quintanilha, e Marcos Habib, filiado ao partido. Victor Santos, coordenador do projeto Ponto de Luz Coletivo de Teresópolis também participou da reunião.


Fotos: Bruno Nepomuceno







Fotos: Bruno Nepomuceno





Fotos: Bruno Nepomuceno





Fotos: Bruno Nepomuceno





Fotos: Bruno Nepomuceno





Fotos: Bruno Nepomuceno





Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de Santa Ema
  • Dia de Santo Expedito
  • Dia de São Leão IX
  • Dia do Exército Brasileiro
  • Dia do Índio
  • Dia dos Povos Indígenas
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ