Prefeitura de Teresópolis entrega reestruturação da Unidade de Saúde Dr.Eitel Abdallah, no São Pedro

Em 15/06/2021 às 10h01

Prefeitura de Teresópolis entrega reestruturação da Unidade de Saúde Dr.Eitel Abdallah, no São Pedro

Compartilhar:

Unidade também recebe Centro de Infusão Municipal 


Nesta sexta-feira (11), o Prefeito Vinicius Claussen fez a entrega oficial à população de Teresópolis da reestruturação da Unidade de Cuidados Intermediários Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro, recém concluída. Desde abril, a unidade ampliou o atendimento clínico e passou a receber os pacientes não graves, antes direcionados à UPA 24h. Além disso, a unidade passou a oferecer o serviço de observação temporária de pacientes, ganhou novos consultórios, salas de medicação, estabilização e repouso, uma farmácia e ainda uma ambulância exclusiva. E a novidade mais recente é a criação do Centro de Infusão Municipal, inaugurado também durante a cerimônia.


O Prefeito Vinicius Claussen destacou a importância da unidade para o sistema de saúde municipal e aproveitou a ocasião para anunciar a conquista de 20 leitos UTI SUS pela gestão, que serão instalados na Beneficência Portuguesa. Com um investimento conquistado junto ao Governo do Estado no valor estimado de R$ 10 milhões, serão criados 10 leitos UTI regulares e outros 10 leitos de UTI pediátrica.


'Agradeço ao Governador Claudio Castro, que foi sensível ao nosso pedido e vai investir mais na Saúde de Teresópolis, permitindo que o município conquiste esses novos 20 leitos UTI. Os leitos serão na Beneficência Portuguesa, um hospital muito importante para nosso sistema de saúde, que estava passando dificuldades, mas que vem sendo fortalecido pela nossa gestão. Já levamos a Ortopedia para a unidade, a emergência pediátrica e as cirurgias de baixa complexidade e, agora, a Bené vai também passar a atender média e alta complexidade', comemorou o Prefeito Vinicius Claussen.


Em sua fala, o Deputado Federal Hugo Leal elogiou o bom uso dos recursos públicos pela Prefeitura de Teresópolis no combate à pandemia de Covid-19 e na melhoria das unidades permanentes de saúde. 'A administração municipal precisa ter a sensibilidade, a gestão técnica e a habilidade para entender o momento certo e a aplicação certa. Um dos principais aprendizados que essa pandemia pode deixar é sobre a boa aplicação dos recursos da Saúde, de forma ampliada, como está acontecendo aqui', disse.


Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Vereador Leonardo Vasconcellos, elogiou a nova estrutura e agradeceu o empenho de toda a equipe de profissionais que trabalham na unidade. 'Não posso deixar de agradecer porque nós não vemos só a estrutura física, mas a vida que sai a partir das pessoas que promovem este lugar. O Prefeito e toda a equipe da saúde conseguiram criar um ambiente próprio para que os melhores profissionais possam desenvolver aqui os seus predicados', declarou.


A cerimônia de entrega também foi acompanhada pelo Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos, a Subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Edneia Martuchelli, e equipe da unidade. A inauguração contou ainda com a presença do Deputado Federal Hugo Leal e dos vereadores Dr. Raimundo Amorim ? presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Amós Laurindo, Bruninho Almeida, Diego Barbosa, Erika Marra, Elias Maia, Fabinho Filé, Fidel Faria, João Miguel, Leonardo Vasconcellos (presidente da Câmara), Tenente Jaime Medeiros, Pastor Luciano, Gustavo Simas, Márcia Valentim e Paulinho Nogueira.


HOMENAGEM AOS SERVIDORES


Katia Borges, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (SindPMT), homenageou os profissionais que atuam no combate à pandemia com uma menção especial à equipe da unidade. 'Aqui a gente tem servidores de muitos anos e todos trabalham muito. Queria pedir, enquanto servidora pública, que a gente aplaudisse os verdadeiros heróis dessa pandemia. Esse povo que trabalha incansavelmente para salvar vidas', convocou.


Unidade recebe Centro de Infusão Municipal


A cerimônia também marcou a inauguração do Centro de Infusão Municipal de Teresópolis. O principal objetivo do espaço é dar maior conforto ao paciente durante o tratamento de uma série de especialidades que necessitam do uso constante de medicamentos intravenosos. Cada paciente será acompanhado por uma equipe médica, que fará a orientação quanto ao seguimento correto das prescrições médicas. Os procedimentos serão feitos em horário marcado, após agendamento prévio.


'Os atendimentos começaram resgatando os pacientes em uso de medicamentos especializados para aproximação e assistência da equipe do Centro de Infusão, iniciando o atendimento com uma equipe multiprofissional', comentou um dos organizadores do projeto, o farmacêutico Sandro Pinheiro.


O Centro de Infusão Municipal atenderá as seguintes especialidades: geriatria, ginecologia, hematologia, neurologia, dermatologia, reumatologia, gastroenterologia e imunologia. Atualmente, a Unidade de Cuidados Intermediários Dr. Eitel Abdallah atende cerca de 30 pacientes por semana; muitos são idosos e de outras cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro e são transferidos para a capital, a fim de receberem estas infusões.


'Estes pacientes não têm condições de usarem esses remédios em casa, precisam de apoio hospitalar para isso. As infusões vão ocorrer nos dias de consulta para que uma maior assistência seja dada em caso de efeitos colaterais', afirmou a reumatologista Luciane Pessoa.


Com a inauguração deste serviço em Teresópolis, o SUS espera atender uma média de 300 pacientes todos os meses.


Fotos: Bruno Nepomuceno







Descerramento da placa de inauguração do Centro de Infusão Municipal





Prefeito Vinicius Claussen anuncia a conquista de mais 20 leitos UTI SUS na inauguração do Centro de Infusão Municipal





Prefeito Vinicius Claussen e vereadores na entrega da reestruturação da Unidade de Saúde Dr. Eitel Abdallah





Deputado federal Hugo Leal destaca o bom uso dos recursos públicos na Saúde em Teresópolis





Subsecretária Edneia Martuchelli enaltece o trabalho da equipe da Unidade de Saúde

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Mundial da Voz
  • Dia Nacional do Lions Club / Dia Nacional do Leonismo
  • Dia de São Benedito José Labre
  • Dia de São Frutuoso
  • Dia do Picapeiro
  • Dia do Sacerdócio
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ