Prefeitura e Ministério da Ciência e Tecnologia discutem projetos de inovação tecnológica

Em 08/01/2019 às 01h46

Prefeitura e Ministério da Ciência e Tecnologia discutem projetos de inovação tecnológica

Projetos foram apresentados ao Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação em encontro na cidade


O Prefeito Vinicius Claussen reuniu-se, na manhã do último sábado (5), com Paulo Alvim, que será o novo Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Ele apresentou os projetos de interesse do município a fim de buscar parcerias nas áreas de inovação e empreendedorismo. Participaram da reunião o vice-prefeito, Dr. Ari Boulanger, secretários e representante do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos).


O prefeito e o secretário conversaram sobre as vocações econômicas de Teresópolis dentro dos setores de tecnologia e educação, abrangendo o potencial da cidade para se tornar um pólo estadual de conhecimento, pesquisa e ciência, por meio de apoio e fomento ao empreendedorismo no município.


?Um dos principais assuntos abordados foi sobre o AgriTec, EduTec e FinTech, a cidade tem vocação para desenvolver essas ferramentas e plataformas. Tenho certeza que com esse canal de comunicação direto com o Ministério de Ciências e Tecnologia, Teresópolis tem muito a ganhar e se desenvolver, tornando uma cidade inteligente com viés de inovação e empreendedorismo?, disse o Prefeito Vinicius Claussen.


O Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, observou as ações que já estão sendo colocadas em práticas pelo município. ?O conjunto de propostas de plano de trabalho que está sendo estruturado, e alguns já em execução, são fundamentais para colocar Teresópolis no século 21 com total benefício para a sua população. Acredito que, assim, a cidade sai na frente e, mais que isso, ela pode começar a ter indicadores de desenvolvimento e de desempenho econômico que vão demonstrar o esforço da administração e trazer benefícios para a sociedade?, ressaltou.


O Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Rolf Danziger, destacou o desenvolvimento e inovação para o crescimento da cidade em todos os setores. ?As vocações econômicas de Teresópolis estão relacionadas diretamente ao fortalecimento da Agricultura, ao desenvolvimento do Turismo, à preservação do Meio Ambiente, mas também ao incentivo para que nossa cidade atraia empresas não poluentes, em especial as ligadas ao desenvolvimento de tecnologias. Foi muito importante esse nosso encontro com o futuro Secretário Nacional de Inovação e Empreendedorismo para que possamos alinhar projetos municipais que tenham apoio do Governo Federal. É fundamental pensar agora na sustentabilidade da economia de Teresópolis nos próximos 20 anos?, disse.


Destacando a importância da tecnologia para ampliar o mercado de trabalho, o Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg, pontuou o fortalecimento do ensino técnico e profissionalizante através desta ferramenta. ?Em Teresópolis, há mais de 25 mil jovens entrando no mercado de trabalho nos próximos anos e, se o município não capacitar essa geração, poderemos perdê-los para outras cidades ou aumentar o número de desempregados no nosso município. Esta é uma oportunidade ímpar que temos em mãos nas áreas de capacitação, de incentivo e de atração de novas empresas?, pontuou.


O encontro, que tratou de desenvolvimento, inovação, educação, formação, capacitação, agricultura, tecnologia e gestão, contou também com a participação do Secretário Municipal de Administração, Lucas Guimarães, da Subsecretária de Projetos Especiais, Mara Bastos, e da Diretora do Centro de Ciência e Tecnologia do Unifeso, Vivian Paim.


AgroTech, EduTech e FinTech


A AgroTec é o uso da tecnologia na solução sustentável de problemas na agricultura local. Já o termo Edutec está relacionado à utilização de tecnologias nas soluções para gestão, inovação tecnológica e informática educacional nas escolas. E as Fintechs são empresas que usam muita tecnologia em serviços financeiros.


Foto: Jorge Maravilha

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Mundial da Voz
  • Dia Nacional do Lions Club / Dia Nacional do Leonismo
  • Dia de São Benedito José Labre
  • Dia de São Frutuoso
  • Dia do Picapeiro
  • Dia do Sacerdócio
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ