Prefeitura participa do "1º Encontro da Rede de Atenção à Mulher de Teresópolis"

Em 12/03/2019 às 18h00

Prefeitura participa do

Evento contou com debates sobre os desafios do enfrentamento à violência contra a mulher e ações de prevenção


Os desafios do enfrentamento à violência contra a mulher e ações de prevenção foram as principais temáticas do 1º Encontro da Rede de Atenção à Mulher de Teresópolis, ocorrido nesta terça (12), no Sesc. A iniciativa marca o mês da mulher na cidade e contou com a presença de autoridades do Executivo Municipal, entidades e de representantes do Poder Judiciário.


Atividades das secretarias de Desenvolvimento Social, dos Direitos da Mulher e de Saúde foram promovidas na área externa do Sesc, com apresentação das atividades dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), produtos da Feira "Espaço Mulher"; e serviços de saúde, como esclarecimentos sobre a saúde da mulher, encaminhamento para mamografia, realização de teste rápido de Sífilis, HIV e Hepatite, e informações sobre amamentação, além de aferição de pressão arterial e da taxa de glicemia.


A ONG (Organização Não-Governamental) Lar Tia Anastácia apresentou o projeto "Costurando o Amanhã", com exposição de trabalhos. Produtos do projeto "Sesc + Criativo" e apresentações culturais, como a peça teatral "Nas entrelinhas do olhar", encenada por agentes comunitários da Secretaria de Saúde, e da performance da cantora e poetisa Brenda Lima, do movimento social SLAN "Liberdade", de Petrópolis.


A secretária dos Direitos da Mulher, Patrícia Falcão, ressaltou a união dos segmentos que atuam no atendimento à mulher vítima de violência. "Esse evento tem a intenção de agregar as políticas para mulheres, todos os órgãos que trabalham nesse atendimento de atenção à mulher. Percebemos a necessidade de promover uma integração desses setores para que a gente tenha uma atuação eficiente".


O comandante do 30º BPM (Batalhão de Polícia Militar), cel. Marco Aurélio, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Zilair Barboza, Juiz de Direito da 3ª Vara Cível e Diretor do Fórum da Comarca de Teresópolis Marcio Olmo e a gerente do Sesc Teresópolis, Paula Gueiros, também participaram da abertura do evento.


Enfrentamento à violência contra a mulher


O evento contou com duas mesas de debates, mediadas pelas conselheiras Jucineia Oliveira e Tânia Barone. Intitulado "Experiências e desafios no enfrentamento à violência contra a mulher", o 1º painel teve como palestrantes o delegado da 110ª Delegacia de Polícia, Bruno Gilaberte, o defensor público Henrique Guelber, a juíza de Direito da Vara Criminal de Teresópolis, Marcela Assad Tavares, e a promotora de justiça criminal de Teresópolis, Carla Cruz.


"Ficou muito clara a importância de integrar a rede, de não mais compactuar com qualquer ato de covardia, de entender a questão da violência contra a mulher como uma questão de todos. A população em geral e os representantes do Poder Público devem estar atentos para evitar que uma mulher seja vítima de agressão, seja ela física, moral, patrimonial", frisou a promotora de justiça, Carla Cruz, enfatizando que a ideia é promover um fluxo de atendimento à mulher, com encontros periódicos do grupo que compõe a rede de proteção à mulher.


Ações de prevenção


"Todos por elas: Ações de prevenção à violência contra a mulher" foi o tema do 2º painel de debates, com a participação da advogada e diretora representante da OAB- Mulher/RJ, Marisa Gaudio, da secretária municipal dos Direitos da Mulher, Patrícia Falcão, e da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/RJ, Helena Piragibe.


Helena Piragibe agradeceu a oportunidade de poder participar do evento e destacou a importância da criação da Secretaria dos Direitos da Mulher e sua continuidade através de várias gestões governamentais. "A Rede é uma construção maravilhosa que tem o objetivo máximo de evitar o feminicídio. Ela busca estratégias de prevenção e políticas que garantam o empoderamento da mulher, seus direitos e a responsabilização dos seus agressores", avaliou Helena Piragibe.


A produtora rural Márcia Mendes assistiu aos debates e também destacou a relevância de denunciar às instâncias legais a violência contra a mulher. "É muito importante tudo o que está sendo dito nesse encontro. As mulheres precisam se conscientizar de que não merecem sofrer nenhum tipo de violência e, se passarem por isso, devem denunciar".


Foto: Jorge Maravilha

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de Santa Ema
  • Dia de Santo Expedito
  • Dia de São Leão IX
  • Dia do Exército Brasileiro
  • Dia do Índio
  • Dia dos Povos Indígenas
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ