Prefeitura vai criar conselhos gestores para aproximar a população das unidades de saúde

Em 05/04/2019 às 18h00

Prefeitura vai criar conselhos gestores para aproximar a população das unidades de saúde

Ação comunitária na Beira Linha deu pontapé inicial à iniciativa


O sentimento de pertencer a uma comunidade, criar identidade e raízes nela e transformá-la no melhor lugar para se viver. Assim pode ser resumida a ação realizada durante os últimos dez dias, na Beira Linha, por um grupo de moradores do bairro.


Para acabar com o descarte irregular de lixo em trecho da Rua Beira Rio, um grupo se uniu, construiu jardineiras e plantou mudas de flores, embelezando o entorno do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro. A iniciativa também mobilizou a equipe do PSF e alunos da Escola Municipal Chiquinha Rolla.


Para o secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos, que acompanhou a atividade, foi uma ação comunitária de saúde. Isso porque acabou com o acúmulo de lixo, apesar de a coleta domiciliar ser feita com regularidade pela Prefeitura, e também com o mau cheiro e a proliferação de roedores e de moscas.


'O Prefeito Vinicius Claussen aprovou a proposta de criação de conselhos gestores nas unidades de saúde, unindo poder público e usuários dos serviços de saúde. A idéia é melhorar o atendimento na área de abrangência dos postos, com participação popular. Vamos começar pelos PSFs da Beira Linha e do Meudon, na cidade, e o PSF de Vargem Grande, na área rural', informou.


Cidadania


Morador há 25 anos da Beira Linha, Sidney Nunes foi um dos participantes da iniciativa que resultou na criação de um espaço aprazível para a comunidade 'Fui procurado pelo pessoal do PSF e saí pedindo ajuda a amigos e vizinhos. Aos poucos, mais gente foi se juntando e ajudando. Foi um ato de cidadania para beneficiar a comunidade', resumiu.


Lucas, Leo, Tiago, Pablo, Arinho, Anderson e Rafael. Não é preciso sobrenome para destacar a boa vontade de um grupo de moradores e vizinhos que se uniram na boa ação.


Segundo Sidney, moradores e comerciantes do bairro se cotizaram para comprar material, mudas de plantas, como beijos, petúnias e palmeiras, entre outras, e também mangueira para regar os canteiros. 'Agradeço à Prefeitura, que colaborou com terra para as banquetas e mudas. Espero que os participantes da ação ajudem a manter o lugar limpo', finalizou.

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

  • Hoje!Cervejas do NiloPraça Nilo Peçanha - Alto
  • Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Descobrimento do Brasil
  • Dia da Comunidade luso-brasileira
  • Dia da Força Aérea Brasileira
  • Dia de Santos Mártires de Lyon
  • Dia de São Sotero
  • Dia do Planeta Terra
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ