Reunindo profissionais que se destacam na promoção do conhecimento e prática da inovação em diversos segmentos, foi realizada nesta terça-feira, 26, no Teatro Municipal, na Prefeitura, a edição do Prêmio Municipal de Inovação INOVATERÊ 2024. Promovida pelo Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Teresópolis (CMICT), a iniciativa tem o apoio da Prefeitura, contemplada com o troféu na categoria 'Setor Público Inovador'.
Entre os premiados, iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas em Teresópolis, como 'Construindo Sonhos através das Letras', que alfabetiza idosos no Parque Ermitage, e o projeto Galileo, que tem como proposta transformar a vida das pessoas encontrando, capacitando e conectando jovens com menos oportunidades ao mercado de programação de computadores e dos desenvolvedores de sistemas (Devs) através da Escola Tech4Me.
'Parabéns aos nossos servidores da Secretaria de Ciência e Tecnologia pelo prêmio no Setor Público. Durante esses seis anos de gestão, implantamos projetos importantes para a transformação digital da Prefeitura, contribuindo significativamente para a melhoria da prestação dos serviços ao cidadão, e a dedicação dos nossos funcionários foi fundamental para essa transformação', pontuou o Prefeito Vinicius Claussen, parabenizando também os vencedores das demais categorias.
Durante a abertura da cerimônia, a presidente do Conselho de Inovação, Ciência e Tecnologia de Teresópolis, Roberta Rollemberg, enfatizou: 'É com imensa alegria que hoje participo desta celebração do talento, da criatividade e da coragem, que transformam nossa sociedade. Hoje, não estamos apenas registrando empresas e pessoas inovadoras, mas celebrando o espírito que impulsiona o progresso e que molda o futuro de nossa cidade. Parabéns a todos os homenageados!'.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel recebeu o troféu como personalidade que contribuiu significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico de Teresópolis. 'A história do Prêmio INOVATERÊ foi escrita com muita dedicação e suor. Presto aqui a minha homenagem póstuma ao professor Armênio e ao Robson, que muito contribuíram para que o prêmio se tornasse realidade. Toda essa conquista só resultou em sucesso porque o Prefeito Vinicius Claussen acreditou na equipe e valorizou cada detalhe para que a Ciência e Tecnologia se tornasse um grande legado para o município. Hoje a Ciência e Tecnologia é o combustível da máquina pública', ressaltou Pimentel, agradecendo a presença da presidente do Conselho Municipal de Educação de Teresópolis, professora Amanda Carvalho, e demais convidados.
Professor, Pesquisador e Gestor Público, Cleiton Pimentel foi escolhido uma das personalidades do ano por sua contribuição na gestão pública no âmbito de criação de programas e projetos direcionados para a inovação, ciência, tecnologia, gestão de dados, transformação digital e segurança da informação. O homenageado foi subsecretário de Ciência e Tecnologia no período de 2019 a 2023, Controlador e Gestor de Dados no ano de 2023 e atual Secretário de Ciência e Tecnologia do município.
O empresário do setor de TI, Ladmir Carvalho, também recebeu o prêmio de Personalidade da Ciência e Tecnologia. Ladmir, sócio-fundador da Alterdata, que figura entre as seis maiores empresas brasileiras de software,contemplada com os troféus nas categorias 'Setor Privado Inovador' e 'Ideia Inovadora (Pessoa Jurídica), com o projeto Galileo.
A estudante de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá/Campus Teresópolis Luciana de Araújo foi homenageada é idealizadora do 'Projeto Construindo Sonhos através das Letras' e dedica sua vida a ensinar, promovendo educação inclusiva e alfabetizando jovens e idosos, transformando vidas em sua comunidade e promovendo a inclusão social através da educação.
'Eu recebi a notícia de que meu projeto tinha sido escolhido para receber o prêmio com muita alegria. É um projeto social dentro do Parque Ermitage, com 15 idosos e um autista. Montamos uma sala com todo o material necessário para as aulas. É um projeto muito bacana que começou em maio e já temos alunos escrevendo seu nome. Estou muito grata de acompanhar estes resultados e de receber o prêmio', comentou emocionada a estudante universitária.
A premiação
O Prêmio Municipal de Inovação INOVATERÊ está previsto no art. 35 da Lei Municipal de Inovação (Lei 3811/2019), nas atribuições do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Teresópolis, e conta com o apoio da Prefeitura. A premiação anual tem por finalidade o reconhecimento a pessoas, instituições e empresas que se destacam na promoção do conhecimento e prática da inovação e na geração de processos, bens e serviços inovadores no Município.
São objetivos do prêmio construir, difundir e consolidar o valor da inovação na cultura organizacional e empreendedora; e reconhecer, valorizar e premiar práticas de inovação no âmbito do município de Teresópolis que agreguem valores fundamentais para a consolidação da Lei Municipal de Inovação.
O Prêmio INOVATERÊ é constituído de um troféu personalizado com a menção de cada uma das 11 categorias. Além das 11 categorias, o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia também poderá eleger duas personalidades (pessoa física) que contribuem ou contribuíram significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico de Teresópolis.
As indicações ao prêmio são feitas pelo Conselho Municipal de Inovação, através de formulário específico contendo apresentação dos indicados em cada categoria. Para seleção dos vencedores são consideradas práticas inovadoras as iniciativas que implementam ideias criativas, gerando e agregando valor para o município, conforme descrito na Lei.
Vencedores Prêmio INOVATERÊ 2024
– Setor Público Inovador: Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia
– Setor Privado Inovador: Alterdata Software
– Escola Pública Inovadora: Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec)
– Escola Privada Inovadora: Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO)
– Ideia Inovadora (Pessoa Física): Vinicius Câmara
– Ideia Inovadora (Pessoa Jurídica): Projeto Galileo
– Estudante Inovador: Luciana Silva de Araújo
– Professor Inovador: Guilherme Machado Ferreira
– Startup Inovadora: ContSimples Contabilidade Online
– Difusão da Ciência: Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso)
– Organizações não governamentais: Parque Tecnológico da Região Serrana (Serratec)
Personalidades da Ciência e Tecnologia: Ladmir da Penha Carvalho e Cleiton Evandro C. Pimentel
Fotos: Bruno Nepomuceno