Qualidade e saúde: agricultura familiar enriquece merenda servida aos estudantes

Em 10/04/2019 às 18h00

Qualidade e saúde: agricultura familiar enriquece merenda servida aos estudantes

Alimentação estudantil nas creches e escolas da rede municipal é monitorada constantemente pela Secretaria de Educação


Alimentos frescos e saudáveis, produzidos na região, fazem parte dos cardápios das 102 escolas e creches municipais de Teresópolis. Comprometida em manter a qualidade e o valor nutricional das refeições servidas aos cerca de 23 mil alunos da rede, a Secretaria Municipal de Educação vem agregando saúde e sabor na rotina das crianças, ao incentivar o consumo cotidiano de verduras, frutas e hortaliças.


Cardápio


O cardápio balanceado é feito por dois nutricionistas da Educação, seguindo os preceitos de uma alimentação saudável e de qualidade, em consonância com os parâmetros do FNDE. A programação semanal é fixada em local visível nos refeitórios das unidades escolares. Eventualmente podem ocorrer variações em função da sazonalidade dos produtos, mas sempre mantendo o mesmo valor nutricional do cardápio original.


'Isso é permitido porque a rede municipal de ensino tem 102 escolas e creches, e cada uma segue uma rotina de atividades pedagógicas e lúdicas, às vezes com passeios, que requerem um tipo de alimentação diferenciada, por exemplo', explica a Secretária. 'Entretanto, se o cardápio oficial tem legumes, frutas, proteína e carboidratos, os ingredientes podem ser trocados, desde que se siga à risca o mesmo padrão nutricional', acrescenta.


Monitoramento


A Secretaria mantém rígido sistema de monitoramento e de fiscalização. Uma comissão de fiscais faz o controle da merenda, auxiliada pelos diretores e merendeiras das unidades escolares. É feito um cruzamento de dados e elaborado um mapa da merenda servida.


'Tudo o que nos é sinalizado formalmente pelas escolas e creches, é documentado através de um relatório mensal. E, caso seja necessário, a empresa terceirizada é notificada oficialmente para que corrija as falhas encontradas. Afinal, todos os itens previstos em contrato devem ser rigorosamente seguidos', comenta Rosana Mendes.


Pendências corrigidas


A Secretária Municipal de Educação, Rosana Mendes, relata que, ao assumir a Pasta, em julho de 2018, a atual gestão municipal procurou regularizar o pagamento de valores que estavam atrasados.


Agricultura familiar


Legumes, frutas e hortaliças comprados diretamente dos agricultores familiares da região serrana enriquecem e dão mais vida à merenda escolar. Os produtos são adquiridos pela Secretaria de Educação, com recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). 'Esses alimentos são entregues no galpão da empresa terceirizada, que utiliza sua logística para distribuição às escolas. Algumas frutas servidas são da empresa contratada por licitação. Já as de época são adquiridas dos produtores rurais adquiridas através de chamadas públicas', esclarece a Secretária Rosana Mendes.

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia da Língua Chinesa
  • Dia de Santa Inês de Montepulciano
  • Dia do Diplomata
  • Dia do Disco
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ