Reativação do Centro de Especialidades Odontológicas habilita unidade para receber recursos do Governo Federal

Em 28/06/2019 às 10h00

Reativação do Centro de Especialidades Odontológicas habilita unidade para receber recursos do Governo Federal

Na tarde desta quinta-feira (27), o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado do Vice-prefeito Dr. Ari Boulanger, entregou o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) à população. O espaço está revitalizado e dentro das normas da Vigilância Sanitária. Com a reativação, a unidade de tratamento odontológico passa a ser habilitada para receber recursos do Ministério da Saúde. Os atendimentos no CEO começam na próxima segunda-feira, dia 1º de julho.


O Prefeito Vinicius Claussen destacou como a gestão municipal encontrou a Odontologia quando assumiu a Prefeitura. 'Encontramos na Odontologia do município um cenário com cobertura de 16% da população. Um departamento deficiente e com pouca estrutura. Nossa meta é fortalecer a atenção básica da saúde bucal e caminhar para a média de cobertura nacional, que chega a 40%', disse o Prefeito, ressaltando os benefícios adquiridos pela reativação do CEO. 'É um Centro de Especialidades Odontológicas que não estava registrado no Governo Federal e, com isso, não recebia os repasses do Ministério da Saúde. Hoje ele está habilitado e, daqui a três meses, os recursos começam a chegar a Teresópolis. Desse modo, a cidade vai ter mais capacidade de investir, pois esses recursos nos possibilita a compra de equipamentos, ampliação da estrutura e a manutenção dos insumos em dia. Realmente é um grande recomeço', finalizou.


'Fizemos a readequação do espaço, complementamos as equipes de profissionais e conseguimos a liberação do Ministério da Saúde para habilitar a unidade. Ela já presta serviço há um tempo para o município, mas era custeada com recurso próprio. Com a vinda dos repasses do Governo Federal, teremos uma folga a mais nos cofres públicos para investir em outras unidades de saúde do município', completou o secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.


Resultado de convênio entre a Prefeitura de Teresópolis e o Ministério da Saúde, dentro do programa Brasil Sorridente, a unidade oferece à população tratamento especializado. O coordenador do CEO, Joel Dalis, explicou que a unidade não recebe livre demanda, ou seja, atende apenas pacientes encaminhadas pelas Unidades Primárias de Saúde do município. 'O foco é atender as demandas das unidades primárias com ênfase na prevenção do câncer bucal, tratamento de canal, pequenas cirurgias orais, atendimento de pacientes com deficiência, limpeza dos dentes e inflamações gengivais', disse o coordenador do CEO, Joel Dalis.


A reativação do Centro de Especialidades Odontológicas contou também com a presença de secretários e subsecretários municipais, vereadores, representantes do SindPMT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis), representantes do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) e de instituições sociais e comunitárias, entre outros convidados. 


Fotos: Jorge Maravilha

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de Santa Gisela da Baviera
  • Dia de São Guntrano
  • Dia do Diagramador e do Revisor
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ