Secretarias de Ciência e Tecnologia de Teresópolis e de Nova Iguaçu iniciam parceria para implantação de Casas da Inovação

Em 11/01/2019 às 18h00

Secretarias de Ciência e Tecnologia de Teresópolis e de Nova Iguaçu iniciam parceria para implantação de Casas da Inovação

O Secretário de Ciência e Tecnologia, Rolf Danziger, esteve reunido nesta quinta-feira (10), com o Secretário de Ciência Tecnologia de Nova Iguaçu, Alex Castellar, para tratar da transferência do know-how para a implantação das Casas da Inovação em Teresópolis.


As Casas da Inovação são espaços onde se trabalha o desenvolvimento de habilidades digitais em pessoas de todas as idades. Implantadas em 2018, em Nova Iguaçu, elas têm o objetivo de combater as desigualdades tecnológicas através da inserção de alunos da rede pública de ensino, jovens, adultos e cidadãos atendidos pela Assistência Social do município, terceira idade e pessoas com deficiência nas tendências do futuro mercado de trabalho e já são referência quando se trata em cursos na área de tecnologia e inovação.


Rolf Danziger foi a Nova Iguaçu conhecer a Casa da Inovação já instalada na Secretaria de Ciência e Tecnologia e os projetos de expansão. Outras 10 casas serão instaladas em 2019 em diversos pontos do município da Baixada Fluminense.


O Secretário Alex Castellar mostrou como a Casa funciona, os custos de implantação e colocou toda a tecnologia à disposição de Teresópolis. As Casas têm design de interior próprio e toda uma linguagem visual que transporta o usuário para um espaço de aprendizagem digital. Todo o conceito foi criado e implantado pela equipe da própria Secretaria de Ciência e Tecnologia de Nova Iguaçu.


?Nós temos aqui uma equipe multidisciplinar com arquiteto, designer, pedagogos, especialistas em captação de recursos, mestres em diversas áreas que nos ajudaram a desenvolver o conceito da Casa da Inovação. No futuro, as profissões como as conhecemos hoje não existirão mais, então é preciso preparar as crianças e os jovens para este futuro sem esquecer dos adultos e idosos que sentem dificuldades agora mesmo, no presente?, explicou o Secretário Castellar.


O Secretário Rolf Danziger acredita que a proposta se encaixa perfeitamente às necessidades de Teresópolis, onde está a maior empresa de software do estado e há uma uma procura cada vez maior por mão de obra capacitada. ?Os jovens hoje querem cursos na área de tecnologia porque sabem que é onde o futuro está sendo construído. Profissões como Designer de Games, Youtuber, Robótica Introdução à Cybersegurança e Internet das Coisas são objeto de desejo da garotada e de muitos adultos. Vamos fazer todo o possível para trazer para nossa cidade esses cursos, criando aqui a nossa própria Casa da Inovação?, informou Rolf Danziger, acrescentando que irá discutir a possibilidade de implantação com outras secretarias. ?Vamos mostrar o projeto ao Prefeito Vinicius Claussen e debater a ideia com as secretarias de Educação, Trabalho, Emprego e Economia Solidária e com empresários da cidade. Acredito que temos uma ótima oportunidade de garantir a inclusão digital de nossa população?, finalizou.

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
  • Hoje!Puro Pecado- Sextas IntençõesParadise Garage
  • 19/01Tributo- O Rappa. Saturday RockParadise Garage
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional do Riso
  • Dia da Penitência
  • Dia de Santa Margarida
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade
Ganhe dinheiro com a internet! Trabalhe de casa!!!
Comprar apartamento e comprar casa em Teresópolis

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ