Teresópolis larga bem na corrida pelo título de Cidade Empreendedora

Em 13/07/2019 às 10h00

Teresópolis larga bem na corrida pelo título de Cidade Empreendedora

Aconteceu nesta quinta-feira (11), na Prefeitura, a segunda reunião do Comitê Gestor de Teresópolis do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/RJ. Durante o encontro foi feito o diagnóstico inicial do ambiente empreendedor da cidade e Teresópolis alcançou boa pontuação no ranking, segundo o consultor de políticas públicas do Sebrae/RJ, Marcus Macedo. 


 'Minha impressão foi a melhor possível. Teresópolis já tem uma preparação da máquina pública bem avançada, diria até acima da média dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, porque os projetos em andamento, apresentados pelo prefeito e secretários, são de reforma profunda da gestão pública, com capacidade de dar um resultado bastante positivo e de grande impacto no município', declarou Marcus, consultor do Sebrae  encarregado de acompanhar o desenvolvimento da cidade  dentro do Programa.  


Segundo Marcus, uma das áreas que pontuou Teresópolis no ranking do Programa foi o departamento de compras da Prefeitura.


Responsável pelo setor, o secretário municipal de Administração, Lucas Guimarães, explica. 'No eixo de compras, temos a política do Programa Municipal de Compras Governamentais, onde o principal interesse, além da legalidade e transparência, é comprar dos pequenos negócios, em especial das empresas da cidade, injetando dinheiro na economia local e fazendo um círculo virtuoso; quanto mais empresas da cidade fornecem para gente, mais empregos são gerados aqui, mais distribui renda e mais o município arrecada'.   


Com duração de seis meses, o Programa Cidades Empreendedoras tem o objetivo de promover entre os municípios envolvidos, por meio de uma plataforma semelhante a um game, o engajamento das gestões municipais na promoção de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas.   


O Comitê Gestor do programa é formado pelas secretarias municipais de Saúde, Educação, Administração, Planejamento, Meio Ambiente, Agricultura e Fazenda, além da Assessoria de Comunicação e da Procuradoria Geral. O grupo se reunirá periodicamente para deliberar e aprovar as ações a serem implementadas. 


Após a formação do comitê gestor, os representantes – utilizando a ferramenta gamificada do programa – respondem às perguntas estratégicas sobre diversas temáticas que impactam diretamente o ambiente de negócios, sobre assuntos tais como: agricultura familiar, licenciamento empresarial, compras públicas, liderança pública, agentes de desenvolvimento, governo eletrônico, serviços financeiros para as MPE, entre outros temas. Ao longo do ano, também são realizadas periodicamente importantes reuniões com cada prefeito, para que essas ações sejam acompanhadas e ajustadas passo a passo.


Este ano concorrem com Teresópolis os municípios: Tanguá, Porciúncula, Magé, Mangaratiba, Macuco, Mesquita, Quissamã, Sapucaia, Cabo Frio e Piraí. 


Desde 2017 já foram contemplados com o programa as cidades: Angra dos Reis, Araruama, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, Três Rios, Volta Redonda, Queimados, Paraty, São José do Vale do Rio Preto, São João da Barra, Saquarema, Paty do Alferes, Resende, Bom Jardim e Bom Jesus do Itabapoana.

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de Proteção Florestal
  • Dia de São Bartolomeu
  • Dia do Anjo Asaliah
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ