Teresópolis participa de encontro estadual de gestores públicos do Turismo

Em 03/03/2021 às 10h01

Teresópolis participa de encontro estadual de gestores públicos do Turismo

Em pauta, o planejamento estratégico para a retomada do setor


Realizado nesta segunda-feira, 1º de março, pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), o 1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense reuniu, em Niterói, prefeitos, secretários e técnicos do setor e promoveu um amplo debate sobre o turismo no Rio de Janeiro. Aberto pelo secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, o evento contou com troca de ideias, a divulgação do plano estratégico da Setur-RJ, palestras e apresentação de demandas. Teresópolis foi representado pelo secretário municipal de Turismo, Maurício Weichert.


Para o secretário estadual, o encontro foi fundamental para a união de esforços de todos os gestores neste momento em que o setor, seriamente abalado pela pandemia, se empenha pela retomada. 'Estamos trabalhando em ações e projetos que fortaleçam o fluxo turístico para o Estado. Durante o evento, entregamos a todos os representantes do interior, o “Guia do Turismo RJ”, um manual, produzido pelos técnicos da Setur/TurisRio, com informações que, em muito, vão contribuir para o planejamento e estruturação de ações e projetos que visem o desenvolvimento da atividade turística'.


Segundo Tutuca, na publicação há orientações, dados, sugestões e explicações, que serão importantes ferramentas capazes de direcionar o trabalho a ser executado por cada um dos gestores das cidades fluminenses. 'A meta é fazer com que as cidades das doze regiões turísticas estejam na mente dos viajantes no momento da escolha do próximo destino', disse o secretário.


Durante o encontro, os participantes assistiram à apresentação do Plano Estratégico da Setur-RJ/TurisRio para os próximos dois anos. 'É essencial que as ações estejam alinhadas, a troca de informações se fortaleça e a união predomine entre os municípios. Sabemos da importância do turismo como gerador de renda e temos certeza de que a atividade pode se tornar um dos pilares da economia da maioria dessas localidades', comentou o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida.


Entre os pontos destacados no dossiê de planejamento estão o investimento em turismo de proximidade, com ações de divulgação do Estado em São Paulo, Minas Gerais e Brasília e a realização de Fóruns Regionais, com transferência do Gabinete para as doze regiões turísticas do Estado, que tem como finalidade aproximar a esfera estadual, municipal e a iniciativa privada das cidades do interior com um só objetivo: o desenvolvimento do turismo.


Os participantes assistiram também a uma série de palestras com temas direcionados a questões fundamentais para o incremento do turismo. Entre elas, destaque para “Estratégias para a captação de recursos por emendas parlamentares federais', apresentada por Edmilson Suassuna, Subsecretário de Projetos, Convênios e Captação de Recursos Federais da SERGB/RJ, e “Programa de Capacitação para Excelência em Gestão do Turismo Fluminense”, exposta por Karen Dutra, Diretora Geral da ECT/TCE-RJ.


O 1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense foi encerrado com uma apresentação sintética das demandas dos municípios, recebidas pela Setur-RJ. Na ocasião, os dirigentes municipais do turismo fluminense puderam falar sobre as principais dificuldades enfrentadas e acertar parcerias entre os demais envolvidos.


'Foi um evento importante de alinhamento de expectativas e do planejamento de várias ações estratégicas para o fortalecimento do setor. Tive a oportunidade de conversar pessoalmente com o secretário estadual, Gustavo Tutuca, que reafirmou a importância turística de Teresópolis para a retomada da economia no Estado', concluiu Maurício Weichert, secretário de Turismo de Teresópolis.


*Com informações da AsCom/Setur-RJ.


CRÉDITO DAS FOTOS: FLÁVIO CABRAL







Encontro dos gestores públicos do turismo fluminense 1





Encontro dos gestores públicos do turismo fluminense





Grupo de secretários de Turismo da Região Serra Verde Imperial

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional do Jovem Trabalhador
  • Dia Internacional do Milho
  • Dia Mundial de Combate à Meningite
  • Dia Mundial do Animal de Laboratório
  • Dia Mundial do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz
  • Dia Nacional da Família na Escola
  • Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
  • Dia de São Fidélis de Sigmaringa
  • Dia do Boi
  • Dia do Chimarrão e do Churrasco (RS)
  • Dia do Nascimento de Gideon Sundbäck
  • Dia do Samurai
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ