Teresópolis se prepara para lançar campanha contra o trabalho infantil

Em 12/11/2019 às 18h00

Realizado com sucesso nesta terça-feira, 12, o 1º Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil teve cerca de 180 participantes. Representantes da rede socioassistencial do município, entre conselhos de direitos, conselhos tutelares, órgãos públicos e de instituições que atendem crianças e adolescentes se reuniram durante o dia no salão nobre da Casa de Portugal, na Várzea. A realização foi da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o apoio dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Assistência Social.
'Com esse evento, o Executivo Municipal se prepara para iniciar uma campanha de prevenção e combate ao trabalho infantil em Teresópolis. A proposta do Fórum foi mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade das famílias, das instituições e do poder público em cuidar e proteger nossas crianças e adolescentes. Estamos construindo as ações passo a passo, esse é um dos compromissos da gestão do Prefeito Vinicius Claussen', destacou Marcos Jaron, secretário de Desenvolvimento Social.
Foram abordados temas como os malefícios do trabalho infantil no desenvolvimento de crianças e adolescentes e as medidas preventivas do Ministério da Saúde para identificar essas violações, a interface das piores formas de trabalho infantil no desenvolvimento educacional e a importância do programa Busca Ativa Escolar/Secretaria Municipal de Educação e a atuação dos Conselhos Tutelares de Teresópolis.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Teresópolis detectou a existência de crianças e adolescentes trabalhando na lavoura ou em atividades domésticas no município. 'Continuamos na fase de diagnóstico. O próximo passo é criar uma comissão municipal para elaborarmos ações estratégicas de prevenção e de combate a essa prática', relatou Tereza Alvarez, presidente interina do Programa.
Para a subsecretária de Desenvolvimento Social, Maria Eugenia Frederico, que preside o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, 'o Fórum foi de extrema importância para iniciar o combate ao trabalho infantil, que é uma das piores formas de violação de direitos da criança e do adolescente. Lugar de criança é na escola, onde vai aprender a desenvolver habilidades para se tornar um adulto melhor, emocional e profissionalmente', opinou.
'A Vara da Infância, da Juventude e do Idoso (VIJI) é parceira desse projeto. Trabalhamos juntos pelos direitos dessa parcela da população. Crianças e adolescentes em família e na escola são sinônimos de sociedade saudável', concluiu a psicóloga Eliana Bayer, que representou a juíza Vania Mara Gonçalves, titular da VIJI, no Fórum.
Fotos: Sidney Di Pontes

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de Santa Ema
  • Dia de Santo Expedito
  • Dia de São Leão IX
  • Dia do Exército Brasileiro
  • Dia do Índio
  • Dia dos Povos Indígenas
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ