Secretária Estadual de Cultura recebe gestores públicos de Teresópolis e região

Em 13/03/2015 às 15h37

Secretária Estadual de Cultura recebe gestores públicos de Teresópolis e região

Nesta quarta-feira, 11 de março, a subsecretária de Cultura de Teresópolis, Cléo Jordão, e a coordenadora de projetos, Nara Zeitune, estiveram no Rio de Janeiro para uma reunião com a secretária de Cultura do Estado do Rio, Eva Doris. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Cultura do Estado, no Centro do Rio, e contou com a participação de gestores públicos de 14 municípios da Região Serrana.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Cantagalo, Bom Jardim, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, além da secretária estadual Eva Doris e todos os superintendentes da Secretaria de Cultura do Estado.

Durante a reunião, foram apresentadas e debatidas duas pautas, com diversas questões, uma levada pela secretária Eva Doris e a outra encaminhada pelo Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura, hoje coordenado pelos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis, Cantagalo e Cachoeiras de Macacu.

Ao fim dos trabalhos, importantes decisões ficaram acordadas, entre elas, uma nova edição, em 2015, do curso de formação de gestores públicos, aberto para todos os municípios; apoio da Secretaria Estadual para a efetivação dos Sistemas Municipais de Cultura onde ainda não há; e a realização de um levantamento de imóveis estaduais sem uso e que possam ser utilizados pelos municípios como espaços culturais.

Também ficou acordado no encontro que o Fórum Serrano de Gestores de Cultura irá elaborar uma carta, a ser enviada à Casa Civil, solicitando urgência no encaminhamento da Lei Estadual de Cultura para a Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, onde deverá ser aprovada. Por fim, após ouvir as demandas dos municípios, a secretária Eva Doris se comprometeu a realizar um estudo de viabilidade para a implantação do projeto Circuito Serrano das Artes.

A resposta sobre o estudo deverá ser informada em uma das próximas reuniões do Fórum Serrano que, a partir de agora, passarão a contar sempre com a presença de Cleise Campos, representando a Secretaria de Estado de Cultura, visando a melhoria da interlocução entre o Estado e o Fórum.

Para a Subsecretária de Cultura, Cléo Jordão, o encontro foi positivo. "Reuniões como essa são fundamentais para estreitar a relação entre as esferas do poder público, garantindo assim uma gestão mais democrática e com linguagem mais homogênea, o que com certeza contribuirá para o desenvolvimento cultural de Teresópolis e de toda a Região Serrana”, comentou.

Fonte: Site da PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl (ONU)
  • Dia Mundial da Propriedade Intelectual
  • Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
  • Dia de São Pedro de Rates
  • Dia do Engraxate
  • Dia do Goleiro
  • Dia do Juiz da Justiça do Trabalho
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ