História de Teresópolis

Conheça um pouco sobre a mais bela das cidades da serra

Com uma grande quantidade de áreas verdes, a cidade de Teresópolis está localizada no topo da Serra dos Órgãos, cercada de lindas paisagens como rios, cascatas, somadas a uma rica flora e fauna locais, sendo muitas espécies pertencentes à Floresta Atlântica.

Teresópolis - "Cidade de Teresa" - é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II.

A família imperial encantou-se profundamente com as belezas naturais e clima desta bela região serrana, onde em freqüentes visitas e períodos de férias na região, descansavam. As origens de Teresópolis datam, portanto, da primeira metade do século XIX.

Teresópolis A primeira descrição oficial de Teresópolis foi feita em 1788 pelo Dr. Baltazar da Silva Lisboa, que em seu relato descrevia a serra (e a antiga Fazenda dos Órgãos) e também a Cascata do Imbuí. Porém, a região só se tornou conhecida a partir de 1821, quando o português de origem inglesa George March aqui adquiriu uma grande gleba e transformou-a em uma fazenda modelo, com sua sede localizada onde atualmente encontra-se o bairro do Alto.

A fazenda denominava-se Santo Antônio ou Sant'Ana do Paquequer e acabou por gerar o primeiro povoado de maior importância ao longo do caminho que ligava a Corte à província das Gerais, desenvolvendo de maneira considerável a sua agricultura, pecuária e veraneio da região.

Ao contrário do que muitos pensam, todo o crescimento e posterior desenvolvimento deste pequeno núcleo se verificou no sentido Norte-Sul, isto é, os comerciantes que vinham das Minas Gerais em direção ao porto da Estrela, nos fundos da Baía da Guanabara, passando por Petrópolis, visavam esta região como ponto estratégico de repouso.

Durante muitos anos, Teresópolis permaneceu com uma via de transportes incipiente até que, em 1908, foi inaugurada a estrada de ferro que propiciou um certo progresso da área.

Só mais tarde, bem mais tarde, é que o fluxo foi alternado no sentido Sul-Norte, com o advento da ligação rodoviária ligando o Rio a Teresópolis, em 1959. Lentamente, o povoado foi se desenvolvendo e passando à categoria de Freguesia de Santo Antônio do Paquequer, em 1855.

Portal de Entrada da Cidade Somente em 6 de julho de 1891, através do decreto de nº 280 do então Governador Francisco Portela, a freguesia é alçada à condição de município, passando a denominar-se Teresópolis, sendo desmembrado o seu território do município de Magé.

Daquela época até os dias atuais, Teresópolis continua atraindo, cada vez mais, milhares de visitantes e mesmo novos moradores que, como a família imperial, encantam-se com o clima privilegiado, a exuberante beleza de sua paradisíaca paisagem, além dos belíssimos atrativos naturais e culturais.

TERESÓPOLIS, A NATUREZA VIVE AQUI! AQUI SE VIVE A NATUREZA.

Fonte: Secretaria Municial de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com adaptações.


Emancipação Política: 06 de julho de 1891
População: 174.587 habitantes (2016 - estimada pelo IBGE)

Bandeira de Teresópolis Área do Município: 770,60 km2
Altitude: 871 metros
Temperaturas Médias:
Anual: 17ºC
Inverno: 12ºC
Verão: 25ºC
Principais Atividades Econômicas: AGRICULTURA E TURISMO
Informações Turísticas do Estado: www.turisrio.rj.gov.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS
Email: governo.pmt@ig.com.br
Endereço:
Praça Governador Portela - Av. Feliciano Sodré, 675
Centro, Teresópolis, RJ
CEP 25.963-001
Telefone: (21) 2742-3352


Teresópolis na Wikipédia

Conheça outros dados estatísticos do IBGE

Agenda Cultural

  • 14/0716/07ServejaParque Regadas
  • Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
  • Cine CafezinhoUniFESO - Campus Sede (sala de vídeo)
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Nacional do Pescador Amador
  • Dia da Telefonista
  • Dia de São Pedro e São Paulo
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia do Pescador
  • Fogueira de Xangô
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ