- Diversão e lazer marcam a 22ª edição do Domingo no Parque em Teresópolis
- 3ª edição do Festival Teresopolitano de Vôlei agita o Ginásio Pedrão no fim de semana
- Prefeitura de Teresópolis adere à Prova Nacional Docente
- Prefeitura de Teresópolis disponibiliza o novo sistema para emissão de notas fiscais
- Domingo é dia de diversão e alegria para toda a família!
- Show de manobras radicais com motos, festa julina, baile, teatro e lazer em família em Teresópolis
- Teresópolis agora tem guardiões mirins da natureza!
- Prefeitura de Teresópolis realiza treinamento com contadores sobre o novo sistema de nota fiscal que entra em vigor nesta sexta, 11 de julho
- 1º Fórum de Partilha da EJA é marcado por relatos de experiências exitosas desenvolvidas por professores do programa federal
- Centro Multidisciplinar para Crianças Neuroatípicas: Cadastros começam na próxima segunda-feira, 14 de julho
50 anos de teatro: Cultura parabeniza Edinar Corradini que, há 5 décadas, interpreta a personagem Emília
Em 30/06/2020 às 14h01
São 50 anos dedicados ao teatro em Teresópolis e, aos 83 anos de idade, Edinar Corradini continua em plena atividade. Desde 1970, a professora, atriz e fundadora da Cia Teatral Fantasia encanta o público interpretando a personagem 'Emília', que sai das páginas do livro 'Sítio do Picapau Amarelo', de Monteiro Lobato, direto para as escolas, espaços culturais e praças, com mensagens educativas para crianças e adultos. Como reconhecimento por seu trabalho, a Câmara Municipal de Teresópolis lhe concedeu o título de Primeira Dama do Teatro (Mapa de Cultura / Secretaria de Estado de Cultura).
'É uma vida dedicada ao teatro, garantindo diversão educativa, conscientização ambiental e muita alegria aos públicos adulto e infantil. Parabéns, Edinar Corradini, e obrigada por sua contribuição à cultura em Teresópolis', felicita Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura.
Além de Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto e Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro, a performance adaptada da espevitada 'Emília' feita por Edinar Corradini já chegou a Oslo, na Noruega.
A atriz relembra a sua trajetória. 'Eu me formei professora em 1972 e me tornei contadora de histórias em 1979 e, naquela época, não havia teatro infantil no município. No mesmo ano fundei a Companhia Teatral Fantasia. A personagem marcante dos meus 50 anos de carreira é a Emília. Já fiz muitas histórias de Monteiro Lobato e agora adapto textos para essa boneca atrevida, muito querida e que sempre deixa uma mensagem educativa para o público. A mais atual é uma conscientização sobre a pandemia de Covid-19', relata Edinar Corradini, caracterizada da famosa personagem do livro 'Sítio do Picapau Amarelo'.
Foto: Sidney Pontes
Fonte: ASCOM PMT
Agenda Cultural
- Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
- Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Eventos Fixos
Hoje é dia de...
- Dia Mundial do Hospital
- Dia da Bastilha (França)
- Dia da Liberdade de Pensamento
- Dia de São Camilo de Léllis
- Dia do Administrador Hospitalar
- Dia do Anjo Yelaiah
- Dia do Engenheiro de Aquicultura
- Dia do Propagandista de Laboratório