6º Fórum de Gestão Pública do Piauí: Programa de Teresópolis que fomenta a economia local é uma das novas ferramentas para administração de estados e municípios

Em 27/08/2019 às 10h00

Apresentado como bom exemplo de prática administrativa durante o 6° FOGESPI ? Fórum de Gestão Pública do Piauí, o Programa Municipal de Compras Governamentais de Teresópolis despertou interesse por fomentar negócios locais e movimentar a economia no município. Palestrante do evento, que aconteceu em Teresina/PI nos dias 22 e 23 de agosto, o secretário municipal de Administração, Lucas Guimarães, ficou grato pela oportunidade de representar as boas práticas da gestão do Prefeito Vinicius Claussen.


 'Agradeci ao presidente do Conselho Regional de Administração do Piauí, Roberthy dos Santos Barbosa, e equipe, pelo convite para participar do 6º FOGESPI. Não houve custos para o município, uma vez que o CRA-PI arcou com as eventuais despesas para a minha participação. Apresentamos os resultados positivos em um ano de gestão, com destaque especial ao Programa Municipal de Compras Governamentais e ao Projeto Cuidando do Futuro, Valorizando o Agricultor, que trata da Chamada Pública para a aquisição de gêneros alimentícios para a Merenda Escolar', contou Lucas Guimarães.


 Realizado pelo Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI), o 6º FOGESPI reuniu palestrantes renomados do âmbito nacional e internacional, que compartilharam conhecimento com profissionais e gestores que buscaram mais ferramentas para tornarem suas cidades cada vez melhores.


 'Em nossa palestra, mostramos como a Administração de Teresópolis, principalmente no que diz respeito às compras públicas, pode fomentar os pequenos negócios. Falamos sobre como o uso dos processos licitatórios pode gerar fomento para a economia local, no que chamamos de ciclo virtuoso. Quanto mais as prefeituras e órgãos públicos contratam empresas de suas cidades, mais elas geram empregos e distribuem renda. No final, os novos negócios na cadeia produtiva resultam em mais impostos para o município, que são revertidos em serviços para a população', avaliou Lucas Guimarães.


 O 6° Fórum de Gestão Pública do Piauí já entrou no calendário do Estado como um dos maiores de gestão pública, sempre trazendo novidades para melhorar a administração dos Municípios, do Estado e da União. Nessa edição, a novidade foi o IGM-CFA (Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração), ferramenta que apresenta três fatores (gestão, finanças e desempenho) para melhorar a administração de um município, além de fazer um diagnóstico da situação de cada cidade.


 'Retornamos para Teresópolis com mais conteúdo, como por exemplo, as ações de Parceria Púbico Privada, sendo o Piauí o estado com o maior número de PPPs em vigência. Fortalecemos as articulações para que Teresópolis passe a ter acesso ao Índice de Gestão Municipal e ao Sistema de Gestão, Planejamento e Estratégia dos Serviços Municipais de Água e Esgoto, ambos geridos pelo Conselho Federal de Administração', finalizou o secretário Lucas Guimarães.


 Fotos: Divulgação

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia da Língua Chinesa
  • Dia de Santa Inês de Montepulciano
  • Dia do Diplomata
  • Dia do Disco
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ