Estudantes da Rede Municipal de Teresópolis prestigiam estreia de 'Rio de Clarice', filme rodado localmente e inspirado em Lispector
Em 02/12/2025 às 14h03

Em um evento marcante, aproximadamente 300 estudantes e docentes da Rede Municipal de Ensino participaram da exibição inaugural do filme 'Rio de Clarice', realizada no Teatro da Feso. O longa-metragem, que teve suas filmagens inteiramente realizadas em Teresópolis, é uma adaptação de cinco contos da renomada Clarice Lispector e recebeu o fomento da Lei Paulo Gustavo. A sessão de estreia, ocorrida na última sexta-feira (28/11), foi ovacionada pelos presentes e contou com a presença ilustre de Teresa Montero, biógrafa da escritora, e da cineasta Nicole Allgranti, responsável pela roteirização da obra, além de membros da Secretaria de Educação.
A secretária de Educação, Carla Rabello, acompanhada de parte da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), expressou sua grande satisfação em presenciar a première de 'Rio de Clarice'. Ela destacou que o filme aborda o universo feminino com poesia e a arte do cinema, ao mesmo tempo em que promove a cidade de Teresópolis, utilizando locais como a escola CEHPT como cenário. Rabello enfatizou a importância de apresentar a literatura e a cultura de Clarice Lispector, uma escritora de reconhecimento mundial, e de fomentar a formação de público. Ela também agradeceu o convite feito pela produção do filme.
Teresa Montero, biógrafa de Clarice Lispector e também roteirista do longa, esclareceu que a narrativa de 'Rio de Clarice' compila contos significativos da trajetória da autora, que compartilham o tema central de histórias de mulheres em distintas fases da vida: adolescência, meia-idade e velhice.
Montero ressaltou que, sob a perspectiva de diversas mulheres e em diferentes momentos de suas vidas, o filme aborda questões cotidianas sob uma ótica feminina particular. Ela manifestou imensa satisfação em ver os estudantes assistindo à estreia, afirmando que o objetivo principal é proporcionar acesso a essa obra aos alunos em formação. Para todos os envolvidos no projeto, a presença deles foi motivo de grande alegria. Teresa Montero também salientou que Clarice foi um "ser especial", cujo olhar cuidadoso e afetuoso pela humanidade é palpável tanto em suas obras quanto no filme, sendo um traço marcante e comovente de sua produção literária.
A diretora, roteirista e produtora do filme, Nicole Allgranti, informou que o projeto foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo e representado por duas produtoras cinematográficas de Teresópolis. Ela destacou a presença de muitos talentos locais engajados na produção do cinema brasileiro e adiantou que, após essa exibição inicial, o filme será apresentado em festivais de cinema, para depois seguir para salas de exibição por todo o Brasil e plataformas de streaming.
Os cinco contos de Clarice Lispector que inspiraram o filme, intitulado 'O Rio de Clarice', foram originalmente publicados no livro 'Laços de Família' e receberam adaptação cinematográfica. Este longa foi dirigido por uma equipe de cineastas mulheres, com cenários montados em vários locais de Teresópolis, tanto na área urbana quanto rural:
- 'Feliz Aniversário', sob a direção de Maria Luiza Aboim, foi gravado no Sobrado Histórico José Francisco Lippi (Venda Nova).
- 'Mal-estar de um Anjo', dirigido por Eunice Gutman, teve como cenários ruas do Alto e as instalações da Alterdata.
- 'A Bela e a Fera', com direção de Nicole Allgranti, foi filmado na Rodoviária e na localidade rural de Agriões de Dentro.
- 'Preciosidade', dirigido por Bárbara Kahane, utilizou ruas da cidade e o CEHPT como locações.
- 'Amor', sob a direção de Taciana Oliveira, teve como cenários o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o bairro Granja Guarani.
A produção de 'O Rio de Clarice' é assinada pela Aboim Produções e Artes e Taboca Produções Artísticas, com registro na Agência Nacional do Cinema (Ancine). A equipe de produção, majoritariamente composta por mulheres, contou com a participação de profissionais do Rio de Janeiro e a contratação de diversos talentos de Teresópolis, o que injetou recursos na cidade e proporcionou um valioso aprendizado na produção de um longa-metragem de ficção.
O elenco conta com a participação de atores de renome e grande visibilidade, como Letícia Spiller, Louise Cardoso, Lucélia Santos, Bia Sion, Júlio Levy e Letícia Isnard, além de uma parceria com talentos locais: Beto Corrêa, Pedro Menezes, Marcus Wolf, Matheus Januário, Rafael Araújo, Tiago Dumard, Ayrton Rebello, Elvira Helena, Vitor Arcanjo, Andrea Sant´Anna, Marcus Vinicius Vianna, Layane Pavão, Dion Domingues, Pedro Soares, Leonardo Pergaminho, Júlia Girassol, Guilherme Rocha, Jany Dias, Fernanda Pieri, Ramon Amaral e Rickelmy Araújo.
Para sua realização, a produção recebeu o apoio do Ministério da Cultura/Governo Federal, da Secretaria de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura de Teresópolis (através das secretarias municipais de Cultura/Casa de Cultura Adolpho Bloch e de Segurança Pública/Guarda Civil Municipal), do Centro Cultural Feso Pro Arte, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e de empresas parceiras como Alterdata, Águas da Imperatriz, Maria Torta, Hotel Athos, Pousada Botânia, Ecobio, Dover Roll, Werner Tecidos, Padaria Lavoro e Molduraria RZ & Filhos.
Fotos: Jorge Maravilha
Fonte: PMT - Assessoria de Comunicação
Ver todas as notícias de Teresópolis e Região






