A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está atuando ativamente junto aos moradores de Bonsucesso e Santa Rosa, no 3º distrito, vítimas das chuvas que atingiram a região na última sexta-feira, 8 de novembro. Desde as primeiras horas do sábado, a equipe multidisciplinar do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Bonsucesso atuou junto às famílias mais atingidas e prestou todo o acolhimento necessário no momento.
Em parceria com as Secretarias de Agricultura e Defesa Civil, e com a ajuda de agricultores e líderes da associação de moradores local, foram identificadas as áreas mais atingidas, onde moradores foram cadastrados e receberam acolhimento especializado, apoio psicológico e itens de primeira necessidade.
a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane de Moraes Leite, explicou como a secretaria atuou para assistir as famílias: 'Assim que fomos acionados pela equipe do CRAS, trouxemos toda a nossa equipe ao local, identificamos os moradores mais afetados e de pronto encaminhamos para essas famílias itens como colchões, cestas básicas, materiais de limpeza e higiene, além do encaminhamento para o primeiro atendimento psicológico. Deliberamos também de imediato a liberação do benefício eventual emergencial para as famílias mais vulneráveis e a secretaria continua à disposição das vítimas, pelo tempo que for necessário.'
Ao todo, 16 famílias foram atendidas, com 24 adultos, 4 adolescentes, 8 crianças e 1 bebê. Doações de roupas, produtos de limpeza, móveis e eletrodomésticos podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 18h na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas (antigo fórum) ou no CRAS Bonsucesso, localizado na Rua Domingos Augusto da Costa, sem número, ao lado da loja Só Rações, também de segunda a sexta, das 8h às 17h.