Teresópolis, RJ, 13/02/2026. Bem-vindos!

Carnaval em Teresópolis: Serviços Essenciais Mantidos e Ponto Facultativo para Setores Administrativos

Em 12/02/2026 às 16h23

Carnaval em Teresópolis: Serviços Essenciais Mantidos e Ponto Facultativo para Setores Administrativos

A Prefeitura de Teresópolis informa que as repartições municipais, incluindo os centros administrativos da cidade e de Bonsucesso, operarão em seus horários regulares até a próxima sexta-feira, dia 13.

De acordo com o Decreto 6.599/2026, os departamentos administrativos retornarão às suas atividades de atendimento ao público no dia 19 de fevereiro. Durante o período de Carnaval, contudo, os serviços de urgência e emergência médica, coleta de lixo, orientação de trânsito e atuação da Defesa Civil continuarão funcionando plenamente para garantir o bem-estar da população.

Confira os detalhes:

- Postos de saúde: O Hemonúcleo, o Centro de Saúde da Várzea, o Cemusa, o Centro Materno Infantil, o Centro de Especialidades Odontológicas, as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Saúde da Família atenderão ao público em seus horários habituais até sexta-feira, 13/02. Todas essas unidades retornarão ao funcionamento normal na quinta-feira, dia 19.

- Urgência médica: O atendimento de urgência médica prosseguirá sem interrupções na UPA, na Unidade de Saúde Dr. Eitel Abdallah (São Pedro) e no Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso, que operam em regime de plantão 24 horas.

- Segurança: Órgãos como a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal manterão suas escalas de plantão 24 horas.

- Lixo: A coleta de lixo domiciliar acontecerá normalmente, seguindo o cronograma estabelecido para cada bairro.

- Educação: As creches, escolas e centros municipais de Educação Infantil funcionarão normalmente durante esta semana. Em seguida, entrarão em recesso, com o retorno das aulas previsto para 23/02.

- Cultura: A Casa da Memória Arthur Dalmasso, localizada na Várzea, estará aberta para visitação todos os dias, das 10h às 17h, apresentando uma exposição permanente sobre a história de Teresópolis.

- Meio Ambiente: De sábado, 14/02, a terça-feira, 17/02, as seguintes atrações estarão abertas ao público com entrada gratuita:
- Horto Municipal (Av. Tobias Barreto, 21, Carlos Guinle) – das 9h às 16h.
- Borboletário Municipal (instalado no Horto) – das 9h às 12h e das 13h às 15h (com limite diário de 240 visitantes).
- Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis – das 8h às 17h.
Todas as unidades estarão fechadas na quarta-feira, dia 18/02.

- Turismo: A Feirarte, conhecida como Feirinha do Alto, funcionará de sábado, 14/02, a terça-feira, 17/02, das 10h às 18h, com seus estandes e praça de alimentação. A programação de Carnaval inclui apresentações de DJ a partir das 11h, além de shows com Pamela Rezende e Nós do Samba (14/02), Resenha Pura e Álan Magalhães (15/02), Karol Rezende e Marquinho Barbosa (16/02), a matinê Folia Encantada e show de D'Brown (17/02), todos começando às 14h e às 16h.
Desfiles de blocos também animarão o entorno da Feirinha:
- BloCogu e Chapa Quente Só Ando Bom (14/02, às 14h e 17h).
- Samba & Amor (15/02, às 16h).
- Baby Rindo (16/02, às 15h).
- Alto da Serra e Gatos Pingados (17/02, às 14h e 16h).



Foto Arquivo crédito Bruno Nepomuceno



Fonte: PMT - Assessoria de Comunicação


Ver todas as notícias de Teresópolis e Região