Cerimônia no campus UERJ Teresópolis inaugura atividades do polo CEDERJ

Em 12/02/2021 às 14h01

Cerimônia no campus UERJ Teresópolis inaugura atividades do polo CEDERJ

35ª unidade do Estado inicia as atividades dia 20 com aula inaugural dos cursos gratuitos de Pedagogia e de Geografia 


Inaugurado nesta quinta-feira (11), no campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na Várzea, o Polo Integrado CEDERJ Teresópolis é a 35ª unidade do Estado e começa a funcionar no dia 20 de fevereiro, com aula inaugural dos cursos gratuitos de graduação de Geografia e de Pedagogia. Também serão ampliadas as vagas da rede de Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e do Pré-Vestibular Social (PVS).


O evento, restrito a poucos convidados devido à pandemia, contou com a participação do Prefeito Vinícius Claussen, do Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, e do Presidente da Fundação CECIERJ, Jorge Roberto Pereira.  O 35ª polo CEDERJ começou a se transformar em realidade para o município em 11 de agosto de 2020, com a assinatura de uma parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e a Fundação CECIERJ.


'Sonho realizado. Nossos filhos não precisam mais sair de Teresópolis para ter acesso a ensino público, gratuito e de qualidade. Com muita emoção inauguramos o Polo CEDERJ Teresópolis. Um projeto pelo qual trabalhamos muito desde o início da gestão, quando havia a preocupação da UERJ deixar Teresópolis. Começou ali nosso trabalho, não apenas para manter a UERJ como para expandir a oferta de cursos de graduação em Teresópolis. E hoje abrimos este polo já com turmas dos cursos semipresenciais de Geografia e de Pedagogia da UERJ começando no dia 20, com a aula inaugural. É o primeiro passo para o nosso futuro EducaParque, que vai oferecer do pré-vestibular social até a pós-graduação, tudo público, gratuito e em Terê', comemorou o Prefeito Vinicius Claussen.


'O Prefeito Vinicius Claussen mudou o curso das coisas, pois quando percebeu que o município corria o risco de perder o curso superior de Turismo, ele deu uma virada e transformou essa potencial ameaça em oportunidade. Vitória concreta e visível do empenho da gestão municipal para atender a classe desfavorecida de cursos gratuitos de graduação. É uma honra participar desse momento, isso prova que é uma equipe de trabalha', destacou o Presidente da Fundação CECIERJ, Jorge Roberto Pereira.  


A instalação e permanência do polo CEDERJ no município também é fruto de trabalho da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que visa aumentar a oferta e qualidade do Ensino Superior Público. Para isso, durante 60 meses o município irá investir R$ 660 mil neste convênio. Os recursos serão reservados para o pagamento do aluguel do imóvel onde o campus do Polo CEDERJ está instalado. 'A população de Teresópolis é muito carente na questão da oferta de graduação pública. Muitos precisam ir para outros municípios para estudar. A partir de agora, a gente vai ter a possibilidade de oferecer isso aqui em Teresópolis', comentou o Secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.


Ao final da cerimônia, houve o descerramento da placa de inauguração e visita às instalações da unidade de ensino. Também estiveram presentes o Diretor da Diretoria de Polos Regionais, Carlos Favilla, a Diretora do Polo Integrado CEDERJ Teresópolis, Caroline do Canto Pinheiro, e a Administradora do Campus UERJ Teresópolis, Cláudia de Almeida Freitas.


'Agradeço mais uma vez ao Governador Cláudio Castro, ao Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Dr Serginho, representado hoje pelo Subsecretário Sergio Abreu, e ao presidente da Fundação Cecierj, Jorge Roberto Pereira. Também agradeço a presença da professora Rosana Oliveira, representando o reitor da UERJ, Ricardo Lodi. Destaco também o trabalho do Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, que vem liderando comigo desde o mandato anterior esse projeto', concluiu o Prefeito.


Sobre o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ)


Administrado pela Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação,  o CEDERJ é mantido através de recursos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal, por meio da Capes e da UAB. Parte desses recursos também é gerado com apoio das prefeituras municipais onde os polos estão instalados. O CEDERJ contém uma rede de 11 universidades públicas estaduais, nas quais algumas oferecem cursos de graduação à distância e semipresencial: Cefet, UERJ, UenF, UFF, UniRio, UFRJ e UFRRJ.


Fotos: Bruno Nepomuceno







Cerimônia no campus UERJ Teresópolis inaugura atividades do polo CEDERJ





Cerimônia no campus UERJ Teresópolis inaugura atividades do polo CEDERJ





Cerimônia no campus UERJ Teresópolis inaugura atividades do polo CEDERJ





Cerimônia no campus UERJ Teresópolis inaugura atividades do polo CEDERJ





Cerimônia no campus UERJ Teresópolis inaugura atividades do polo CEDERJ

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de São Leandro
  • Dia de São Romão e São Lupicino
  • Instituição do Cruzado (Cz$) - 1986
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade
Hospede seu site com qualidade e um desconto incrível!

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ