'Cidadania em Ação' garante serviços gratuitos, lazer e diversão a Bonsucesso e vizinhança

Em 03/09/2019 às 10h00

 Próxima edição acontece em outubro, no Parque Ermitage


Para os moradores de Bonsucesso e região, a manhã deste domingo (01/09), foi bem movimentada, resultado do mutirão de serviços 'Cidadania em Ação'. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o evento itinerante ofereceu vários atendimentos, tudo de graça. A próxima edição está marcada para o dia 12 de outubro, de 10h às 15h, no Parque Ermitage.


 'A proposta é estar mais próximo da população com serviços e cuidados que, às vezes, o cidadão não tem acesso em suas comunidades. O evento em Bonsucesso foi o primeiro. Elaboramos um projeto para realizar sete ações e a subsecretária Maria Eugênia está buscando parcerias com as secretarias municipais e instituições para ampliar o atendimento. A Gestão Municipal trabalha unida para melhorar a vida da população', pontuou Marcos Jaron, secretário de Desenvolvimento Social.   


 Atendimentos


Equipes de várias secretarias municipais, instituições públicas e de projetos culturais montaram seus estandes na Praça Samuel de Paula Macário, com cuidados de saúde e beleza, corte de cabelo, requerimento de documentos, cadastro em programas sociais, orientações preventivas contra incêndios, entre outras atividades. Para as crianças, oficina de artesanato, dança, gincana e brincadeiras.


 A Secretaria dos Direitos da Mulher divulgou seus mais recentes projetos, que também são levados para a zona rural. 'No 'Maria nos Bairros' conscientizamos sobre proteção às vítimas de violência doméstica e os direitos das mulheres. Atuamos nas escolas com o projeto 'Relacionamentos Abusivos', em parceria com a Secretaria de Educação, atendendo grupos de adolescentes e orientando sobre como agir em caso de namoro abusivo', relatou Margareth Rosi.


 De Bonsucesso, a cabeleireira Fabiana Maturano participou do mutirão de serviços como voluntária, oferecendo corte de cabelo feminino. 'Eu me prontifiquei para ajudar a comunidade. Essa ação é muito importante, pois ajuda as pessoas com vários serviços e atendimentos úteis', opinou.


Famílias na praça


Morando há 5 anos em Teresópolis, o carioca Rogério Costa Amaral levou o filho Pedro Paulo, de 4 anos, para aproveitar a ação. 'Quando a gente vê eventos como esse, que facilitam a vida do cidadão, a gente se sente bem e vem prestigiar. Tomara que muitos outros se repitam, não só aqui, mas em outros lugares', comentou.


 Mãe do pequeno Miguel, de 5 anos, Tatiana Granito também aproveitou as atividades do 'Cidadania em Ação'. 'Como estamos longe do centro da cidade, às vezes não temos acesso a esses serviços. Bem interessante, as crianças estão adorando. Principalmente o Miguel, que é autista e recebeu toda atenção do pessoal do Corpo de Bombeiros. Ele super interagiu, o que é muito importante', agradeceu.


 Graziela Gaspar de Moraes acompanhou a filha Valentina, de 8 anos, nas oficinas de artesanato, com a facilitadora voluntária Silvana do Vale. 'Não temos essas atividades no interior, é importante para as crianças trabalhar com artesanato e reciclagem de materiais. Quanto tem a gente gosta', disse.


 A moradora Solange Granito aprovou e pediu que sejam realizadas novas edições. 'Muito bom, a população precisa. Que tenha mais outras vezes', concluiu.


 Colaboradores


Garantiram o atendimento gratuito à população equipes de voluntários das secretarias municipais de Desenvolvimento Social/CRAS Alto, Direitos da Mulher, Educação, Esportes e Lazer, Meio Ambiente, Ouvidoria Geral, Saúde e de Trabalho e Emprego, e das instituições parceiras 16º Grupamento de Bombeiro Militar, 30º Batalhão de Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Associação de Bombeiros Civis de Teresópolis, Fundação Leão XIII, Centena Curso Técnico de Enfermagem de Nova Friburgo, Curso de Enfermagem do UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos), do grupo de dança Interurbanus, da Associação de Moradores de Bonsucesso e da Igreja Metodista de Bonsucesso.


Fotos: Jorge Maravilha

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de Santa Gisela da Baviera
  • Dia de São Guntrano
  • Dia do Diagramador e do Revisor
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ