Covid-19: Teresópolis começa a testagem nos postos de saúde do município

Em 04/09/2020 às 18h01

Covid-19: Teresópolis começa a testagem nos postos de saúde do município

Nesta quinta, dia 3 de setembro, as unidades começaram a testar as crianças e adolescentes, gestantes e idosos com sintomas
Ampliando a estratégia de testagem para COVID-19 no município de Teresópolis, nesta quinta-feira, 3 de setembro, os 20 postos de saúde da família (PSF) e unidades básicas de saúde (UBS), na cidade e no interior, começaram também a realizar a testagem de crianças e adolescentes, de gestantes e dos idosos a partir de 60 anos, desde que tenham apresentado sintomas suspeitos da doença. Esta é mais uma etapa do Programa Estratégico de Testagem (PET), criado em junho pelo Gabinete de Crise para identificar as pessoas infectadas pelo novo coronavírus e agilizar os protocolos de tratamento, a fim de evitar o agravamento da doença e a necessidade de internação hospitalar.
O PET abrange a disponibilidade de 5 centros de atendimento e testagem e o uso do aplicativo 'Minha Saúde'. Até a presente data, 12.088 testes já foram realizados (até o dia 30/08) em Teresópolis.  O município fez a aquisição inicial de 2.500 testes e, em seguida, fez o registro de preços de até 50 mil testes rápidos, retirou 15 mil e fará novas retiradas para levar a testagem aos bairros, principalmente aos com maior número de pessoas infectadas. Entre eles estão São Pedro, Várzea, Alto, Barra do Imbuí e Meudon, na área urbana, e Bonsucesso, Água Quente, Mottas, Santa Rosa e Vieira, na zona rural.
Como funciona
Os testes de gestantes serão realizados nas rotinas de pré-natal e puerpério, já agendadas normalmente pelas unidades. Os idosos, crianças e adolescentes sintomáticos podem comparecer nos dias e horários de funcionamento dos PSFs ou UBSs, onde passarão por avaliação clínica. Após a avaliação, será coletado sangue, através de um furo no dedo, para detectar se o organismo teve contato com o coronavírus e apresenta anticorpos. O resultado sai, em média, em 20 minutos.
'Se a pessoa testar positivo, ela deverá fazer o isolamento domiciliar, seguindo os protocolos municipais. Serão prescritos medicamentos de acordo com os sintomas de cada paciente, conforme avaliação do médico da unidade. Já quem teve contato direto com esse paciente será encaminhado a um dos 5 centros de atendimento e testagem de Teresópolis para fazer o teste', explica Edneia Martuchelli, subsecretária municipal de Atenção Básica de Saúde. 'Com a identificação precoce conseguimos isolar esse paciente de forma eficaz e monitorar a evolução clínica, tratando os sintomas no tempo correto e evitando internações desnecessárias', acrescenta.
Conscientização
A Educação em Saúde é uma rotina nas unidades do município, com orientação permanente das equipes sobre cuidados preventivos de saúde. Para ampliar essa atuação durante a pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou um trabalho de parceria com líderes comunitários. A proposta é sensibilizar essas pessoas para que colaborem na conscientização da população sobre a importância de manter todas as medidas preventivas contra a Covid-19.
'As pessoas não podem esquecer que a pandemia não acabou e que ainda não há cura e nem vacina para prevenir a Covid-19. Devemos continuar usando máscaras, lavando as mãos, usando álcool em gel, higienizando ambientes e mantendo o distanciamento social, só saindo de casa para atividades essenciais, como trabalhar, fazer compras e ir ao médico, por exemplo. A preservação da vida é responsabilidade de todos', orienta Antonio Henrique Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.
PSFs e UBSs
O atendimento de crianças e adolescentes, gestantes e idosos sintomáticos para avaliação clínica e testagem é realizada de segunda a sexta, de 8h às 17h, nos PSFs do Alto, Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fazenda Alpina, Granja Florestal, Granja Guarani, Parque Ermitage, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Vargem Grande e Venda Nova, e nas Unidades Básicas de Saúde de Albuquerque, Água Quente, Bonsucesso, Pessegueiros e Vieira. Nos PSFs de Fonte Santa, Meudon e Rosário, que têm horário estendido, o atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 19h, e no sábado, das 8h às 17h.

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de Santa Gisela da Baviera
  • Dia de São Guntrano
  • Dia do Diagramador e do Revisor
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ