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CRAS Alto faz mais de 2.800 atendimentos individuais e quase 3 mil por telefone durante a pandemia
Em 29/07/2020 às 18h01
Apesar da rotina alterada pelas medidas restritivas por conta da pandemia de Covid-19, o Centro de Referência de Assistência Social do Alto registra números expressivos de atendimento às famílias referenciadas em sua área de abrangência. Balanço mostra que entre os meses de janeiro de julho, equipe do CRAS Alto, em parceria com os profissionais do CRAS Volante de Bonsucesso, na área rural do município, fez 2.814 atendimentos individualizados e 2.965 orientações por telefone.
Distribuição de cestas básicas, entrega dos cartões do auxílio alimentação escolar/Secretaria de Educação, esclarecimentos sobre o auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal, inclusão de famílias no Cadastro Único de acesso aos programas sociais e atividades com grupos de adolescentes e idosos são outras ações realizadas nestes sete meses.
'Desde março, os Centros de Referência de Assistência Social do município vêm adaptando seus planejamentos de atividades devido à pandemia. A ordem é acolher as pessoas mais prejudicadas com a perda de suas receitas, com todo suporte socioassistencial possível, mas sem deixar de lado os demais grupos referenciados em suas áreas de abrangência. Graças ao comprometimento dos profissionais dos CRAS, esse trabalho vem sendo realizado da melhor forma possível', destaca Marcos Jaron, secretário municipal de Desenvolvimento Social.
Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o CRAS Alto atende famílias de 65 bairros, na cidade e no interior, com reforço de equipe do CRAS Volante de Bonsucesso, instalada pela Gestão Municipal no mês de maio para facilitar o acesso das famílias do 3º Distrito. Essas unidades promovem o acesso de famílias em vulnerabilidade social aos programas sociais do Governo Federal, através do Cadastro Único. Também realiza ações relacionadas aos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Confira o balanço de atendimentos:
ATENDIMENTOS DO CRAS ALTO E CRAS VOLANTE EM BONSUCESSO – DE JANEIRO A JULHO DE 2020. | TOTAL |
Atendimentos individualizados | 2.814 |
Famílias acompanhadas pelo PAIF | 727 |
Famílias atendidas no período da pandemia via telefone | 2.965 |
Cestas Básicas concedidas ? CONLESTE | 47 |
Cestas Básicas concedidas ? doações dos empresários | 40 |
Cestas Básicas concedidas ? parceria Igreja da Família em Bonsucesso | 43 |
Cestas Básicas concedidas ? parceria Emater-Rio e Fundação Banco do Brasil | 524 |
Cartões alimentação entregues aos beneficiários do Programa Bolsa Família | 1.600 |
Auxílio funeral concedido | 09 |
Suporte referente ao auxílio emergencial bloqueado ? CRAS Volante | 336 |
Visitas domiciliares | 72 |
Famílias incluídas no Cadastro Único | 622 |
Famílias encaminhadas para atualização do Cadastro Único | 556 |
Encaminhamentos para o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) | 07 |
Participantes de palestras, oficinas e outras atividades no CRAS | 273 |
Idosos participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos | 45 |
Adolescentes de 7 a 14 anos em serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos | 36 |
Adolescentes de 15 a 17 anos em serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos | 44 |
Adultos entre 18 e 59 anos em Serviços de Convivências e Fortalecimento de Vínculos | 51 |
Pessoas com deficiência participando dos Serviços de Convivência | 18 |
Fonte: ASCOM PMT
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