Estudantes, pais, professores e a população em geral lotaram a Praça Juscelino Kubitschek, ao lado da Casa de Cultura Adolpho Bloch, para o evento em comemoração aos 203 anos de independência do Brasil, no último sábado (6). Com o tema 'Brasil que queremos: Vozes que brincam e transformam', a festa contou com apresentação de bandas de fanfarra, oficinas, roda de capoeira e brincadeiras que resgatam a magia da infância.
Durante o evento, o Prefeito Leonardo, acompanhado da Primeira-dama, Cláudia Vasconcellos, e de secretários municipais, enfatizou o significado de comemorar a data em uma praça. 'A praça é um ambiente de todos e celebrar a independência em um espaço público é simbólico! É uma data significativa! O Brasil é um país independente porque tem municípios fortes e Teresópolis faz parte disso!'. Os vereadores Cacau Repórter, Caio Pfister, Professora Amanda, Paulinho Nogueira e Totó também prestigiaram as atividades.
A secretária de Educação, Carla Rabello, também destacou a importância de promover o evento na praça. 'Estamos celebrando a independência do Brasil de uma forma educativa e divertida! Preparamos diversas atividades pedagógicas, onde cada atividade foi pensada e organizada para que todos participem, se divirtam, ocupando esse espaço que é de todos!'.
As bandas de fanfarra das escolas municipais Belkis Frony Morgado, CIEP Prof. Amaury Amaral dos Santos, Sakurá, Centro Educacional Helena de Paula Tavares (CEHPT) e do CIA Francisco Lippi (unidade estadual) e a banda convidada FanfaTerê animaram o público na manhã de sábado.
Roda de Capoeira; roda de conversa sobre tranças africanas; oficinas de Stencil Adinkra; pintuagem; brincadeiras, como jogo de damas, jogo da velha e amarelinha africana; festival de bolhas de sabão e ping-pong, torneio de bafo, também estiveram entre as atividades.
Professores e alunos elogiaram as atividades realizadas pela Secretaria M. de Educação. 'O evento está incrível! Marcando um momento histórico, que é a independência do Brasil, de uma forma participativa, divertida e inclusiva! Nada melhor do que trazer as crianças para brincar na praça, valorizando a infância e a nossa cultura!', comentou a diretora da Escola Municipal Governador Portella, Danielle Antunes. A aluna da unidade, Valentina, se divertiu bastante. 'Eu gostei muito dessa experiência! Fiquei feliz por participar das brincadeiras e desse dia!'.
Fotos: Jorge Maravilha e Jéssica Fernandes