Defesa Civil reúne líderes comunitários e apresenta projetos de prevenção para o 1º semestre

Em 02/03/2021 às 10h01

Defesa Civil reúne líderes comunitários e apresenta projetos de prevenção para o 1º semestre

Realizado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil neste sábado (27), no auditório da Igreja Lagoinha, na Várzea, o 1° Encontro de Líderes Comunitários reuniu representantes de associações de moradores da cidade e do interior. Em pauta, a apresentação da equipe da secretaria e de três importantes iniciativas a serem executados ainda no 1º semestre de 2021 pelo órg&atil de;o, dentro do plano da gestão do Prefeito Vinicius Claussen: a criação do Departamento de Proteção Comunitária, a implantação do projeto Engenheiro Comunitário de Defesa Civil e a extensão do Projeto Proteger Teresópolis para o bairro de São Pedro. 


O encontro foi liderado pelo Coronel Albert Andrade, Secretário de Defesa Civil, e acompanhado pelo Secretário de Governo, Gilson Barbosa, e o Ouvidor Geral do Município, Leonardo Manso. Também contou com a presença do Deputado Federal Hugo Leal, da vereadora Érika Marra e de representante do 16º Grupamento de Bombeiro Militar e do 30º Batalhão de Polícia Militar.


'Tivemos uma participação bem ampla dos líderes comunitários, atendendo o objetivo de aproximar a Defesa Civil das comunidades para identificar problemas de forma antecipada e apresentar soluções. Teremos um cresciment o bem grande do nosso trabalho preventivo no período de outono e inverno, e a parceria das lideranças comunitárias é fundamental para o sucesso das ações planejadas', avaliou o secretário da pasta, Coronel Albert Andrade.


'Todas as vezes que o poder público dialoga com as comunidades na área de prevenção é sempre sucesso, é a forma certa de administrar. Parabéns ao Prefeito Vinicius Claussen e ao Coronel Albert por aliar a experiência e o conhecimento de quem vive o dia a dia nos bairros às políticas públicas de governo. Considero muito importante essa união para evitar que as tragédias ocorram', assinalou o Deputado Federal Hugo Leal.


Projetos


A primeira ação preventiva anunciada foi a criação do Departamento de Proteção Comunitária. A proposta é que o setor da Defesa Civil fique responsável pela interação com as lideranças comunitárias para a capacitação periódica dos voluntários dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil.


Outra iniciativa apresentada foi a implantação do projeto Engenheiro Comunitário de Defesa Civil, também chamado de Engenharia do Bem. A proposta é oferecer auxílio técnico aos moradores de áreas de risco que têm suas casas interditadas por problemas estruturais, mas que não possuem recursos para contratar os serviços de um engenheiro para a desinterdição do imóvel, dentro das exigências do Decreto Municipal 4.846/2017.


A expansão do Projeto Proteger Teresópolis para o bairro São Pedro também foi anunciada. Lançado e homologado em março de 2019, o projeto une a Defesa Civil Municipal e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) no mapeamento dos bairros mais vulneráveis aos desastres naturais, criando protocolos de prevenção e de socorro específicos para a realidade climática, topográfica e geológica de cada área. té o momento foram atendidos Vale da Revolta, Jardim Meudon, Coréia, Quinta lebrão, Fonte Santa e Fischer. Interrompido devido à pandemia de Covid-19, o Proteger Teresópolis está previsto para ser retomado em abril.


Parceria com a população


O secretário municipal de Governo e Coordenação, Gilson Barbosa, assinalou a importância do trabalho de rotina da Defesa Civil. 'A intensificação das ações de prevenção também segue orientação do Prefeito Vinicius Claussen. A meta é ampliar a conscientização da população no período de estiagem, colocar as ações preventivas em prática e evitar ocorrências mais graves nos períodos de fortes chuvas', comentou Gilson Barbosa.


O Ouvidor Geral do Município, Leonardo Manso, também marcou presença. 'Esse é um importante processo de organização social para o poder público enxergar as reais necessidades dos bairros e construir políticas públicas que atendam de forma efetiva a população', opinou o Ouvidor Geral.


Os líderes comunitários aprovaram a aproximação entre poder público e os representantes das associações de moradores. 'Valeu muito esse encontro, porque ficamos por dentro dos projetos que serão realizados em breve', resumiu Cirilo Santos, representante da Associação de Moradores da Granja Florestal. 'Os líderes comunitários estão atentos às ações do Poder Executivo. É necessário tempo para as coisas acontecerem, mas percebemos as intenções e os bons caminhos para as realiza&c cedil;ões. Espero que esse diálogo contribua para transformar a realidade do nosso município', concluiu Ruth Ferreira, presidente da Associação de Moradores do Parque do Imbuí.


Fotos: Bruno Nepomuceno







Defesa Civil reúne líderes comunitários e apresenta projetos de prevenção para o 1º semestre





Defesa Civil reúne líderes comunitários e apresenta projetos de prevenção para o 1º semestre





Defesa Civil reúne líderes comunitários e apresenta projetos de prevenção para o 1º semestre

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia do Diplomata
  • Dia do Disco
  • Santa Inês de Montepulciano
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ