DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E GERAÇÃO DE EMPREGOS SÃO TEMAS DO ENCONTRO DO PARQUE TECNOLÓGICO REGIÃO SERRANA EM TERESÓPOLIS

Em 10/01/2019 às 10h00

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E GERAÇÃO DE EMPREGOS SÃO TEMAS DO ENCONTRO DO PARQUE TECNOLÓGICO REGIÃO SERRANA EM TERESÓPOLIS

Teresópolis, 9 de janeiro de 2019 ? Com o objetivo de desenvolver os municípios integrantes do SerraTec (Parque Tecnológico Região Serrana), foi realizado, nesta quarta (9),  na empresa Alterdata Software, na Tijuca, um encontro entre representantes públicos e de empresários. Durante a reunião, foram debatidos projetos a serem apresentados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em Brasília, em data a ser confirmada. A meta é, por meio do investimento em tecnologia e inovação, incrementar a economia da região, com a geração de negócios e de empregos.


O encontro contou com a presença dos representantes das prefeituras de Petrópolis, Marcelo Simões, Marcio Campos e Leonardo Sindorf, e de Nova Friburgo Marcelo Lemos e José Loyola Bechara. Teresópolis foi representada pelos secretários municipais Rolf Danziger (Ciência e Tecnologia) e Vinicius Oberg (Trabalho, Emprego e Economia Solidária), além de Marcelo Oliveira, fundador do Movimento Empreendedor. Marcelo Carius, presidente do SerraTec, e o arquiteto de sistemas Filipe Gialluisi também participaram.


Para os representantes de Teresópolis, o encontro foi o primeiro passo para retomar o investimento na área de ciência e tecnologia com o apoio da equipe do novo Governo Federal. ?Essa reunião é um desdobramento do encontro que tivemos na Prefeitura com o secretário nacional de empreendedorismo e inovação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, no último sábado, com a presença do prefeito Vinicius Claussen. O secretário nacional pediu que o grupo apresente, em reunião que acontecerá em Brasília, projetos a serem implantados na Região Serrana na área de tecnologia e inovação?, destacou o secretário de Trabalho, Vinicius Oberg, pontuando que entre as pautas que serão levadas para o governo federal está a capacitação de mão de obra para o segmento de TI.


O secretário de ciência e tecnologia, Rolf Danziger, não tem dúvidas de que essa é uma oportunidade ímpar. ?Desde julho, quando a nova gestão assumiu,Teresópolis vem recuperando a credibilidade que foi perdida ao longo dos anos. Essa união de esforços com municípios vizinhos para conseguir apoio do Governo Federal é fundamental para termos mais força na hora de pedir investimentos e projetos que resultem em benefícios para a população na forma de geração de emprego e capacitação de nossos jovens?, concluiu.


Diretor de Relações Institucionais de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Petrópolis, Marcelo Simões destacou a união como fundamental para o sucesso do SerraTec. ?A união das três cidades dá voz para a Região Serrana. E isso aumenta a chance da região na participação em editais de abrangência nacional. Além disso, fortalecer a vocação tecnológica dessas cidades contribuiu para a visibilidade de outras vocações que os municípios têm, como turismo, agricultura e moda. A tecnologia é base e pode fomentar essas vocações?.


O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior de Nova Friburgo, Marcelo Lemos, também frisou a importância do Parque Tecnológico para a geração de empregos e desenvolvimento de projetos. ?Temos certeza de que as discussões que aconteceram aqui, somadas com reuniões anteriores do grupo, vão gerar resultados concretos, convergindo para uma série de projetos e decisões. A meta é fortalecer o ecossistema local e regional de inovação. Existem muitas instituições que têm formado profissionais de alto nível em áreas diversas, em especial, no setor de tecnologia, e que com o apoio do SerraTec, vão gerar mais empregos de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento regional?.


O anfitrião do encontro foi Ladmir Carvalho, presidente da Alterdata, com sede em Teresópolis e maior empresa de tecnologia do estado. ?Essa é a maior oportunidade que as três cidades já tiveram de criar um ambiente muito favorável, atraindo investimentos tecnológicos para a nossa região. Cada município do SerraTec tem um perfil e se complementam e precisam estar juntas em um objetivo comum, de forma coordenada. Queremos empregabilidade para a região, geração de negócios e, consequentemente, de emprego e renda?, ressaltou Ladmir Carvalho.


Parque Tecnológico Região Serrana


Considerado o maior empreendimento tecnológico do interior do estado do Rio de Janeiro, o SerraTec (Parque Tecnológico Região Serrana) é a união do setor de tecnologia das três principais cidades da Serra Fluminense: Petrópolis ? sede do polo, Teresópolis e Nova Friburgo.


Juntas, as três cidades contam com cerca de 130 empresas trabalhando na produção de software, de novas tecnologias, em projetos de inovação e com pesquisa e desenvolvimento e empregam mais de 3 mil funcionários.


Fotos: Jorge Maravilha


 

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl (ONU)
  • Dia Mundial da Propriedade Intelectual
  • Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
  • Dia de São Pedro de Rates
  • Dia do Engraxate
  • Dia do Goleiro
  • Dia do Juiz da Justiça do Trabalho
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ