Teresópolis, RJ, 04/05/2026. Bem-vindos!

Dezessete anos do Cultura de Raiz: Clima frio e chuvoso não impediu que o teatro da Casa de Cultura de Teresópolis fosse aquecido pelo público

Em 04/05/2026 às 13h51

Dezessete anos do Cultura de Raiz: Clima frio e chuvoso não impediu que o teatro da Casa de Cultura de Teresópolis fosse aquecido pelo público

Consolidado como uma tradição de todo primeiro domingo do mês desde abril de 2009, o projeto Cultura de Raiz celebrou uma edição histórica de aniversário no último dia 3 de maio, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (CCAB). O secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, um dos idealizadores da iniciativa ao lado do engenheiro agrônomo Beto Selig, esteve presente para acompanhar os 17 anos do evento e reforçou a relevância da longevidade do projeto para Teresópolis.

“Iniciativas bem-sucedidas são aquelas que perduram além de gestões e nomes. O Cultura de Raiz é exemplo disso; atravessou diversas administrações mantendo o interesse de todos que passaram pela Cultura, pois prioriza o povo e oferece palco ao artista popular, que muitas vezes carece de espaço. Foi aqui que muitos subiram ao palco pela primeira vez, conquistando seu público e retornando mensalmente para disseminar a cultura popular, que é a verdadeira arte do povo”, afirmou Wanderley Peres.

O secretário aproveitou para elogiar o trabalho da equipe da Casa de Cultura Adolpho Bloch, sob direção da artista Sandra Saan. “A Casa de Cultura é o principal centro cultural de nossa cidade e um orgulho para os teresopolitanos por sua natureza eclética. Para a Secretaria, a CCAB é motivo de satisfação, funcionando plenamente, atendendo com excelência quase mil alunos em variados cursos e acolhendo quem deseja apresentar seu trabalho. Por isso, as agendas dos nossos espaços e do teatro estão sempre lotadas”, pontuou.

Atrações e homenagens

- O encontro teve início com o 'Poema de Raiz', de Sandra Saan e Márcia Vinchon.
- O grupo Bravos da Terra subiu ao palco para interpretar 'Amanheceu, Peguei a Viola', de Renato Teixeira, e 'Admirável Gado Novo', de Zé Ramalho.

O momento também foi dedicado a recordar talentos que integraram o projeto desde 2009, com homenagens especiais ao sanfoneiro Manoel Cândido da Silva, o ‘Seu Timbira’ (falecido em 2023, aos 93 anos), e a Claro de Andrade, o popular ‘Seu Claro’ (falecido em 2022, aos 84 anos), um entusiasta da dança que sempre marcou presença na cena cultural da cidade.

O evento, conduzido pelo subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, encerrou-se com um animado ‘Parabéns pra você’, reunindo no palco a equipe da Casa de Cultura e os artistas convidados, sendo ovacionados pelo público pelo trabalho voluntário realizado.

No palco

A edição dominical contou com diversos artistas que ajudaram a fundar o projeto, incluindo:

- A trovadora Aracy Cunha, que declamou versos próprios.
- A cantora e repentista Wanda Pinheiro, interpretando 'Mamãe, Eu Te Amo' e 'Viverei, Viverás', de Ronaldo André.
- Os irmãos Edson e Moacir Rosa, que tocaram 'Não Te Quero Mais', de Cerejinha, e 'Tordilho Negro', de Teixeirinha.
- Dona Maria, que apresentou 'Feliz Aniversário', de Cleiton Borges.
- Ivanil Rezende, que brindou a plateia com 'Boa Semente' e 'Roça Boa'.
- A professora Irene Mendonça da Sanfona.
- O professor Valério Ribeiro e Luna Messina, com 'Romaria' (Renato Teixeira), 'Fica Amor' (Alemão do Forró) e a música autoral 'Anjo Mãe'.
- Rose Mary Braga, trazendo 'Último Pau de Arara' e 'Foi Deus Quem Fez Você'.
- Vera Borcard, que entoou 'Mamãe Estou Tão Feliz', 'Último Desejo' e 'As Rosas Não Falam'.
- Henrique Cukerman, com a declamação do poema 'Inverno', de Jorge de Lima.
- Fernando Mello, acompanhado por Arnaldo Almeida e Léo Castro, interpretando temas como 'Zé Matuto', 'Frevo Mulher' e 'Farinhada'.

Vale ressaltar que os registros audiovisuais de todas as apresentações ficam disponíveis no YouTube, servindo como um importante portfólio para os artistas participantes.

Fotos – Roberto Ferreira

Fonte: PMT - Assessoria de Comunicação


Ver todas as notícias de Teresópolis e Região