Educação reestrutura colaboração intersetorial com gestores e parceiros públicos
Em 30/01/2026 às 12h59

A Secretaria Municipal de Educação (SME) organizou, nos dias 29 e 30, um evento no CEAC que reuniu lideranças escolares, orientadores pedagógicos da rede municipal e representantes de órgãos públicos parceiros. Participaram do encontro o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Conselho Tutelar, entidades cruciais para o êxito do setor de Busca Ativa Escolar da SME. O principal propósito do encontro foi aprimorar a articulação entre esses diferentes setores e as esferas governamentais, consolidando as ações conjuntas em benefício da comunidade escolar.
O Programa Municipal Escolas Restauradas (PMER) foi um dos destaques do evento. Criado com o intuito de cultivar ambientes escolares pautados pelo respeito, inclusão e harmonia, o programa vai além do combate ao bullying. Sua meta é formar indivíduos conscientes, empáticos e dedicados à promoção de uma cultura de paz.
"Estamos reunidos mais uma vez para reforçar a importância da colaboração intersetorial em prol de uma aprendizagem significativa e profunda para nossos alunos. A intenção é demonstrar como cada setor e serviço da SME, juntamente com outros órgãos públicos, podem unir esforços para otimizar o aprendizado dos estudantes e a qualidade do trabalho docente", explicou Márcia Maria Tavares, diretora do Departamento de Educação.
Durante a reunião, foram divulgados os resultados do setor Busca Ativa Escolar/SME, focado em trazer de volta à sala de aula os alunos que se afastaram. Com a colaboração das equipes gestoras das escolas, da Secretaria de Assistência Social (através dos CRAS), do Conselho Tutelar de Teresópolis e da Vara da Infância/TJRJ, aproximadamente 300 estudantes são reintegrados anualmente.
Valéria Machado, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), detalhou que esta iniciativa intersetorial une as secretarias de Saúde e Educação. O programa visa os alunos da rede pública, promovendo saúde e prevenindo doenças nas escolas participantes.
O Programa Municipal Escolas Restaurativas (PMER) foi novamente apresentado, enfatizando sua missão de transformar o ambiente educacional em um espaço de respeito, inclusão e convivência pacífica. Mais do que apenas combater o bullying, o programa busca desenvolver cidadãos conscientes, empáticos e comprometidos com a construção de uma cultura de paz.
A base do programa repousa no direito fundamental de todo aluno a um ambiente escolar seguro e livre de qualquer tipo de violência, em consonância com a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A concepção do PMER também incorpora as melhores práticas escolares e a análise de experiências bem-sucedidas e desafios identificados nas instituições de ensino do município.
"Uma escola segura é aquela que identifica riscos, age preventivamente e valoriza o ser humano em sua totalidade. Por meio dessas ações, a Rede Municipal de Ensino de Teresópolis consolida uma política contínua de convivência escolar saudável, reafirmando seu compromisso com a educação para a paz, o respeito à diversidade e a formação integral dos estudantes", salientou Márcia Maria Tavares, diretora do Departamento de Educação.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também foi um tema abordado na reunião. A colaboração entre a SME e os parceiros é essencial para estimular jovens, adultos e idosos a retomarem seus estudos. As matrículas para a EJA estão abertas e podem ser realizadas no CEROM, em São Pedro, e no CEBES, na Barra do Imbuí.
Fotos: Jorge Maravilha
Fonte: PMT - Assessoria de Comunicação
Ver todas as notícias de Teresópolis e Região








