A Secretaria M. de Educação realizou, nesta quinta-feira (28), na Universidade Estácio de Sá, uma reunião com as equipes diretivas das unidades de ensino da Rede Municipal para tratar sobre as diretrizes para o processo de seleção dos gestores escolares para o triênio 2026-2028. A Portaria SME/GS Nº 7/2025, que estabelece orientações e procedimentos para o provimento das funções diretivas nas unidades foi publicada no Diário Oficial eletrônico do município nesta quarta (27).
'Passamos para os diretores da nossa rede um panorama de como será o processo de seleção dos novos gestores das unidades escolares. Seguindo a normativa do MEC sobre o assunto, lançamos a portaria que traz as diretrizes para esse processo e é fundamental que todas as equipes diretivas estejam cientes da forma como esse processo vai acontecer', explicou a secretária de Educação, Carla Rabello.
A secretária também enfatizou sobre a importância da participação da comunidade escolar. 'Convidamos alunos, professores, pais e responsáveis a participar da consulta que será feita à comunidade, em novembro. Isso é muito importante para que tenhamos um processo democrático, transparente e impessoal, seguindo os critérios técnicos de mérito e desempenho e refletindo a vontade de todos. O nosso compromisso é com a qualidade da educação pública e a valorização dos profissionais da educação.', frisou Carla Rabello.
A Portaria SME/GS Nº 7/2025 estabelece orientações e procedimentos para o provimento das funções diretivas nas unidades, especificando os pré-requisitos para candidatar-se às referidas funções. Os candidatos também deverão apresentar um plano de gestão escolar e memorial descritivo, com o diagnóstico atual da unidade, as propostas de ações e seus prazos nas dimensões socioeducativa, pedagógica, administrativa e infraestrutura.
A seleção de candidatos será baseada na condicionalidade de mérito e desempenho, e se dará por meio de procedimento seletivo e consultivo, com o envio dos documentos solicitados e a escolha pela comunidade escolar, por meio de eleição direta e secreta. Destacando que o processo será coordenado pela Comissão Central, pelas Comissões Escolares.
Comissões
A Comissão Central é composta por quatro representantes do Departamento de Educação da SME e outros quatro representantes do Departamento de Administração da SME. As Comissões Escolares serão formadas por dois representantes dos profissionais do Quadro do Magistério Público Municipal lotados na respectiva unidade escolar; dois representantes dos demais servidores concursados da unidade de ensino; dois representantes dos pais ou responsáveis, integrantes do Conselho Escolar; e um representante de estudantes, com 12 anos de idade ou mais, se houver.
Consulta à Comunidade
A etapa de consulta à comunidade será realizada por meio do voto direto, secreto e facultativo, em novembro. Poderão votar os alunos que no dia da consulta, tiverem 12 anos de idade ou mais; pais e responsáveis por estudantes menores de 12 anos; membros do Magistério Público Municipal em efetivo exercício na unidade escolar e os professores integrantes da carreira do referido Magistério; e servidores públicos em efetivo exercício na unidade escolar, excluídos aqueles que não pertencem ao quadro permanente de servidores da PMT.
As regras a serem seguidas no período da campanha também estão especificadas na portaria. Homologado o resultado final de todas as etapas do processo pela Comissão Central, o Prefeito editará o ato de designação dos diretores e dos auxiliares de direção que forem escolhidos.
O documento completo pode ser conferido no link https://atos.teresopolis.rj.gov.br/diario/#/diario/3082
Fotos: Divulgação
Equipes diretivas das escolas municipais participam de dinâmica sobre diversos sentimentos que envolvem a gestão, como criatividade, motivação e inspiração
Carla Rabello, sec. de Educação, enfatiza sobre a importância da participação de toda a comunidade escolar no processo de seleção dos novos gestores
Equipes gestoras de todas as escolas participaram do encontro
Encontro com diretores escolares da Rede Municipal abordou as diretrizes da seleção dos novos gestores