Emoção e gratidão marcam homenagem a Vidocq de Lãs Casas e a Mônica Botafogo na Casa de Cultura

Em 05/11/2019 às 01h59


Emoção e gratidão marcaram a homenagem a Vidocq de Lãs Casas e a Mônica Botafogo no domingo, dia 3, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Falecidos na última semana, Vidocq e Mônica dedicaram suas vidas à arte e à luta pela preservação da natureza.
'Uma singela homenagem a pessoas consideradas guardiães da cultura da nossa cidade. Além de toda a atuação desses artistas maravilhosos em diversas áreas, Mônica trabalhou na Casa de Cultura como professora de teatro e Vidocq como professor de desenho e muitas pessoas foram formadas por eles', enfatizou a secretária de Cultura, Cléo Jordao, destacando que a edição do Cultura de Raiz também homenageou o Dia Nacional da Cultura, celebrado em 5 de novembro.
Familiares e amigos falaram sobre a convivência com os artistas. 'O trabalho da Mônica, a passagem dela aqui foi tão brilhante. Como minha esposa, nós tivemos muito amor um pelo outro e vivemos muito bem. Tivemos três filhas, os quatro netos. E que artista fantástica nós tivemos passando por aqui', lembrou Beto Selig, ex-marido e apresentador do 'Cultura de Raiz' por um longo período. Mônica foi uma das criadoras do programa, que completou 10 anos em abril.
Vidocq de Lãs Casas foi lembrado pela neta Thaís Parmera por todas as suas facetas: poeta, artista plástico e militante em defesa da vida, da natureza e dos direitos humanos. 'Ele era uma figura muito importante e muito complexa, mas ele me deixou essa chama por lutar pela liberdade, pela arte, meio ambiente e pela justiça social. Ele conseguia enxergar nas pessoas uma oportunidade de mudança. Era professor. Então, é difícil falar sobre ele porque é muito grande e vai continuar sendo, porque ele vive'.
Amigo de Vidocq e presidente da Academia Teresopolitana de Letras, Jorge Dodaro, frisou que Vidocq era uma pessoa diferenciada. 'Eu posso até me reportar a Santo Agostinho que dizia: as palavras atraem, mas os exemplos arrastam. E Vidocq deixou muitos exemplos. Como ambientalista, como poeta, como um feroz guerreiro em prol da natureza e também deixou muitos livros escritos de poesia'.
Duas mudas de árvores foram plantadas no jardim da Casa de Cultura, onde familiares, amigos e membros da Academia Teresopolitana de Letras recitaram poesias e entoaram canções para lembrar os artistas, compositores e professores.
No palco, familiares e amigos de Vidocq e de Mônica receberam uma comenda da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Cultura, em reconhecimento a todo o trabalho e dedicação, como servidores municipais.
Os artistas do 'Cultura de Raiz' Heucyr Vicente, Ivanil Rezende, Crésio da Vila, Zé Lopes, Paulo Medeiros, Edson Rosa e Vanda Pinheiro alegraram a edição especial do programa, que teve a participação de Patrícia Quinteiro, com muitas músicas da parceria de 18 anos com Mônica Botafogo, e de Valdir José do Couto, que também cantou uma música em homenagem a Vidocq.
Fotos: Jorge Maravilha
Artistas do Cultura de Raiz se apresentam na edição especial de homenagem aos artistas Mônica e Vidocq (02) Beto Selig, ex-marido de Mônica Botafogo, e netos no plantio da árvore no jardim da Casa de Cultura Artistas do Cultura de Raiz se apresentam na edição especial de homenagem aos artistas Mônica e Vidocq (01) Familiares e amigos de Vidocq de Lãs Casas e de Mônica Botafogo recebem comenda da Prefeitura em edição especial do Cultura de Raiz Plantio de uma muda de jacarandá e poesias recitadas por familiares, amigos e membros da ATL marcam homenagem a Vidocq de Lãs Casas Durante plantio de muda de árvore em homenagem a Mônica Botafogo, canções de autoria dela são entoadas

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Nacional da Família na Escola
  • Dia de São Diego de Alcalá
  • Dia do Anjo Pahaliah
  • Dia do Mau Humor
  • Dia do Moço Espírita
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ