'Emprega Terê': Prefeitura lança nesta terça, dia 19, cursos profissionalizantes para pessoas atendidas nos CRAS e CREAS

Em 19/11/2019 às 10h00


Com 1.244 vagas, gestão municipal investe na capacitação para o mercado de trabalho 
Marcado para esta terça-feira, dia 19, o lançamento oficial dos cursos gratuitos do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). São 1.244 vagas para as pessoas cadastradas e atendidas nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) do município. A solenidade será realizada às 16h, na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea.
 Alguns cursos serão oferecidos na unidade móvel do SENAC, instalada na Praça Olímpica. Outros acontecerão nas dependências da Faetec, na Barra do Imbuí, e do SENAC, na Várzea. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas no CREAS e nos CRAS Alto, Barroso, Fischer, Meudon e São Pedro.
 A ação é mais uma etapa do Programa 'Emprega Terê', pacote de medidas para incentivar a geração de empregos e renda em Teresópolis. Também auxilia a amenizar um dos desafios enfrentados pelo SINE, que diariamente recebe pessoas com pouca qualificação para inserção ou reintegração no mercado de trabalho.
 'Ao investir na capacitação de jovens e adultos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, a Gestão Municipal contribui para que a população mais carente tenha oportunidade de trabalho digno e renda', ressalta o Prefeito Vinicius Claussen.
 A contratação do SENAC e do SENAI, instituições de referência em qualificação profissional, é feita com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social, com autorização do Conselho Municipal de Assistência Social. Das 800 vagas contratadas pela Prefeitura, o Município ganhou, em contrapartida social, mais 444 vagas, totalizando as 1.244 oferecidas.
 A baixa qualificação da mão de obra é uma realidade em todo o país, o que dificulta a obtenção do emprego. 'Por isso a decisão de investir na preparação dessas pessoas, para que tenham mais chance de ingressar ou de retornar ao mercado de trabalho. A ideia é que, aos poucos, elas deixem de depender indefinidamente de benefícios sociais, como o Programa Bolsa Família', explica o secretário Marcos Jaron, de Desenvolvimento Social.
Os cursos
Com duração média de 3 meses, idade a partir de 16 anos e carga horária variando de 72 a 200 horas, os cursos oferecidos pelo SENAC são os de Gastronomia (técnicas para pizzaiolo, salgados para festas, saladas, bases de confeitaria, fabricação de massas, geléias e compotas e pães); Assistente administrativo; Camareira; Digitador; Costura (conserto e ajustes, bolsas de tecidos e design de vitrines); Técnicas básicas para manicure e pedicure, cabeleireiro e maquiagem; Jardinagem (paisagismo e arranjos florais); Workshop primeiros passos para empreender.
 Com carga horária de 100 horas, o curso Empregabilidade e Mercado de Trabalho será oferecido para a faixa etária a partir de 14 anos.
 Os cursos do SENAI são os seguintes: Mecânica de motocicleta; Tecnologia de motores ciclo diesel; Técnicas de pintura com alvenaria; Técnicas de execução de revestimento com placas cerâmicas; Técnicas de execução em instalações hidráulicas; Eletricista instalador predial de baixa tensão; Assistente de produção industrial; Assistente administrativo; Auxiliar de operações em logística; Soldador em Mag aço carbono e digitador.
LONA 2,5m x 1,3 m Convite lançto cursos Senac-Senai 18-11-19 1 (1)

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira das Américas)
  • Dia de Santa Dionísia
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ