- Teresópolis agora tem guardiões mirins da natureza!
- Prefeitura de Teresópolis realiza treinamento com contadores sobre o novo sistema de nota fiscal que entra em vigor nesta sexta, 11 de julho
- 1º Fórum de Partilha da EJA é marcado por relatos de experiências exitosas desenvolvidas por professores do programa federal
- Centro Multidisciplinar para Crianças Neuroatípicas: Cadastros começam na próxima segunda-feira, 14 de julho
- Prefeitura de Teresópolis fará leilão online de bens inservíveis dia 24 de julho
- Alunos da Escola Municipal Maria Mendes, no Cruzeiro, visitam a Prefeitura
- Teresópolis presente no lançamento do Programa 'Nós+Seguras', em Botafogo
- 3ª fase do REFIS em Teresópolis: Prazo para quitar débitos com até 90% de desconto em juros e multas termina amanhã
- COMUNICADO OFICIAL – Mudança no Sistema de Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)
- Prefeitura de Teresópolis percorre os bairros com ações diurnas e noturnas de zeladoria
EMPRESAS QUE TESTAREM COLABORADORES RECEBERÃO CERTIFICADO DE RESPONSABILIDADE SANITÁRIA COVID-19
Em 09/06/2020 às 18h01
Criado pelo Decreto Municipal nº 5.306/2020, de 8 de junho de 2020, o Certificado de Responsabilidade Sanitária Covid-19, parte integrante do Programa Estratégico de Testagem ? PET, será concedido pelo Executivo Municipal a todos os estabelecimentos e prestadores de serviços que realizarem, voluntariamente, a testagem de todos os seus empregados, colaboradores, sócios e empresários.
Os setores econômicos que já possuem o Alvará Combate ao COVID-19 ? 2º Estágio ? poderão solicitar o Certificado desde que tenham o Alvará Combate ao COVID-19 ? 2º Estágio ? ativo e testem todos os colaboradores com emprego formal para COVID-19, de acordo com a declaração da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
'É um incentivo da Gestão Municipal para que as empresas adotem mais esse cuidado de responsabilidade social e protejam tanto os seus colaboradores quanto seus clientes contra a Covid-19. Em tempos de pandemia, atos solidários e generosos são importantes aliados das políticas públicas para proteção de toda a sociedade', avalia o Prefeito Vinicius Claussen.
Pelo decreto, as empresas podem adquirir voluntariamente os testes para aferição de IGG (imunoglobulina G) e IGM (imunoglobulina M) para o COVID-19; já a realização dos exames será conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, que está definindo a operacionalização da testagem para emitir o certificado.
Para a manutenção do Certificado de Responsabilidade Sanitária COVID-19, será necessário que todos os integrantes da empresa realizem a AutoAvaliação semanal dos contratantes e colaboradores no APP Minha Saúde, além de cumprirem todas as regras de convivência sanitária gerais e específicas e não atender a eventuais autos de infração ou notificação das equipes coletivas de fiscalização, formadas pela Vigilância Sanitária, Fiscalização Fazendária e Guarda Civil Municipal.
Ações da Secretaria de Saúde
Quando for detectado um caso suspeito pela AutoAvaliação, ou na fiscalização, ou pelas informações do Sistema de Gestão da Saúde, será ativado o protocolo de investigação, da Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde.
O caso suspeito será afastado de suas atividades, sendo obrigatória a realização de teste para a COVID-19. As atividades da empresa são suspensas por 7 dias, enquanto o caso é investigado. Neste período a empresa deverá ser higienizada, revisar as rotinas internas e repetir a AutoAvaliação no APP Minha Saúde, dos demais colaboradores. Em caso positivo, os contratantes e colaboradores da empresa deverão ser testados. A empresa só poderá retornar à atividade com contratantes e colaboradores com resultados negativo pra COVID-19 ou IGG Positivo.
As informações sobre o Certificado de Responsabilidade Sanitária Covid-19 podem ser conferidas nos artigos 25, 26 e 28 do Decreto Municipal nº 5.306/2020.
Fonte: ASCOM PMT
Agenda Cultural
- Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
- Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Eventos Fixos
Hoje é dia de...
- Dia Mundial da População
- Dia Nacional do Socorrista
- Dia de São Bento
- Dia do Anjo Hahahel
- Dia do Truco