Equipe do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense da UERJ promove primeiro encontro com artesãos de Teresópolis

Em 22/06/2022 às 18h01

Equipe do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense da UERJ promove primeiro encontro com artesãos de Teresópolis

Capacitação engloba empreendedorismo e marketing e cadastro para o curso pode ser feito pela internet ou na Secretaria de Cultura 


A equipe da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) que coordena o Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF), iniciativa em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, promoveu, nesta terça-feira, 21, no Teatro Municipal, na Prefeitura, a primeira reunião com artesãos de Teresópolis. Durante o encontro foram apresentados os objetivos e as metas do programa, que visa fomentar o artesanato fluminense, com a capacitação dos artesãos e a produção de feiras de artesanato nos 46 municípios do estado do Rio de Janeiro contemplados com o PFAF. O cadastramento para concorrer a uma das vagas para o curso pode ser feito por meio do link http://bit.ly/cadastrodoartesao ou na Secretaria de Cultura (3º piso da Prefeitura), a partir da próxima semana, terças e quartas, das 14h às 17h.


A secretária de Cultura, Cléo Jordão, participou do encontro e pontuou que as reuniões para a vinda do Programa de Fortalecimento de Artesanato Fluminense para Teresópolis começaram em fevereiro e, a partir de então, a Secretaria de Cultura vem desenvolvendo todo o trabalho em conjunto com a UERJ para que o programa aconteça no município. Foi feito o credenciamento de um representante do município junto à universidade, que passou por um chamamento público, sendo escolhida a artesã Flavia Helmold.


'Só temos que agradecer à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e à equipe da UERJ por estar à frente desse programa que é muito importante para o nosso município e para os artesãos de Teresópolis', enfatizou Cléo Jordão, que na parte da manhã recebeu, na Secretaria de Cultura, a coordenadora do programa, Aline Mendes, e equipe, para alinhar os detalhes finais da realização do PFAF em Teresópolis.


Aline Mendes explicou que o PFAF está inserido na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da universidade e destacou o objetivo primordial da iniciativa. 'O nosso objetivo não é trabalhar somente o fortalecimento do artesanato, mas também o fortalecimento do artesão, enquanto ser-humano, artista. Para fazer o artesão se reconhecer enquanto fomentador da economia local, criativa. Por isso, fizemos questão de criar uma metodologia de trabalho de implementação desse programa com a visita aos municípios contemplados para conhecer e conversar com os artesãos de cada cidade', frisou a coordenadora, pontuando que visando distribuir da melhor maneira possível entre as regiões do estado, com a finalidade de promover a valorização cultural local em todo o território fluminense, foram contempladas 46 cidades, entre elas, Teresópolis.


Flavia Helmold também participou das reuniões promovidas nesta terça, na Prefeitura, e comentou sobre a expectativa da realização do programa no município. 'Estamos divulgando o curso para que os artesãos de Teresópolis se cadastrem para concorrer a uma das vagas que o PFAF oferece. É uma oportunidade de aprendizado enorme e uma grande chance para mostrarmos que artesão tem força, que é possível dar certo, como aconteceu no Festival di Teresa. Os artesãos que acreditaram e investiram na ideia tiveram excelentes resultados. A capacitação vai nos oferecer as ferramentas para que consigamos valorizar os nossos produtos, precificar, além de estratégias de divulgação e venda via internet', avaliou a artesã.


As artesãs Alessandra Rodrigues e Anelise Andrade participaram do encontro e estão animadas para o curso. 'Essa capacitação é importante porque muitos artesãos que têm dúvidas sobre como vender a sua peça, ter uma rede social atrativa, tirar fotografias que chamem a atenção dos clientes. Tudo isso vai ser oferecido nesse curso. Estou bastante animada!', disse Alessandra. 'Fui convidada pela Flavia para me cadastrar para esse curso. Acho muito legal ter uma capacitação totalmente voltada para o artesanato, para o empreendedorismo, para lidar com as redes sociais e alcançar boas vendas e divulgação do nosso trabalho', completou Anelise.


Cadastro para o Programa


Para se cadastrar para concorrer a uma das 50 vagas para o curso do Programa de Fortalecimento de Artesanato Fluminense, além de 10 vagas para suplentes, o artesão deve acessar o link http://bit.ly/cadastrodoartesao e preencher o formulário. Quem preferir poderá comparecer, a partir da próxima semana, à Secretaria Municipal de Cultura, no 3º da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 670, Várzea), terças e quartas, das 14h às 17h, para receber auxílio para o preenchimento do cadastro. As aulas estão previstas para começar na primeira semana de agosto.


Com quatro meses de duração, as aulas serão transmitidas de forma simultânea ao vivo para todos os municípios participantes do bloco em que estão inseridas as cidades. No caso, Teresópolis é integrante do Bloco 4, que inclui também Parati, Niterói e a capital Rio de Janeiro. Assim, os professores estarão online e os alunos selecionados presencialmente em suas cidades, nos locais e horários definidos. Em Teresópolis, a princípio, as aulas acontecerão no Teatro Municipal, na Prefeitura, terças e quartas, das 19h às 21h, com a possibilidade de criação de polos em localidades distantes do centro da cidade.


Os artesãos que obtiverem 70% de frequência e boa participação nas aulas receberão certificado de conclusão do curso, que terá como culminância a realização de uma feira para exposição dos trabalhos e venda dos produtos confeccionados pelos participantes, após triagem. O evento contará ainda com shows de artistas locais e apresentações teatrais, entre outras atrações, a serem selecionadas pela UERJ. A infraestrutura para a realização da feira será providenciada pela universidade e ficará sob a tutela do município após o evento para a promoção de novas atividades. A data e o local da feira serão definidos e divulgados.


Fotos: Bruno Nepomuceno, Gutto Rodrigues e Vitor Peruzze (PFAF/UERJ)


Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Nacional do Campo Limpo
  • Dia de Santa Helena
  • Dia do Anjo Lelahel
  • Dia do Estagiário
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ