Teresópolis, RJ, 26/09/2025. Bem-vindos!

Escola de Governo: Prefeito Leonardo Vasconcellos lança a Academia de Gestão Pública de Teresópolis

Em 25/09/2025 às 18h39

No momento, você está visualizando Escola de Governo: Prefeito Leonardo Vasconcellos lança a Academia de Gestão Pública de Teresópolis
Prefeito Leonardo Vasconcellos, ao microfone, destaca o pioneirismo da Academia de Gestão Pública de Teresópolis
Compartilhar:

Escola de Governo: Prefeito Leonardo Vasconcellos lança a Academia de Gestão Pública de Teresópolis

Em uma iniciativa pioneira, o Prefeito Leonardo Vasconcellos lançou nesta quinta-feira, dia 25 de setembro, a Escola de Governo – Academia de Gestão Pública de Teresópolis. Vinculado à Secretaria Municipal de Controle Interno, o projeto visa a capacitação continuada dos servidores municipais, preparando-os para lidar com os desafios diários do serviço público, a fim de melhorar a qualidade e eficiência dos atendimentos prestados à população. O lançamento aconteceu no Teatro Municipal, localizado na Prefeitura.

'Esse é um passo histórico para a formação permanente dos nossos servidores. É uma ferramenta de treinamento que pretende manter os profissionais da Prefeitura sempre atualizados nas regras e normas da administração pública, imprimindo inovação, modernidade e eficiência às atividades', assinalou o Prefeito Leonardo Vasconcellos, acompanhado dos secretários e subsecretários municipais e suas equipes técnicas.

Desenvolvida pelo CEAP Brasil – Centro de Estudos da Administração Pública, com a colaboração do Instituto Nêmesis de Estudos Avançados e Projetos, a plataforma, em ambiente virtual, tem 5.000 horas de conteúdos gratuitos, organizados por áreas de gestão pública e inicialmente focados em licitações e contratos, controle interno, orçamento e finanças públicas.

'É um orgulho participar desse momento, a pedido do Prefeito Leonardo Vasconcellos, para melhorar a eficiência da administração pública municipal. Temos obrigação de atender muito bem os munícipes. Muitas vezes nós, que estamos na Prefeitura cuidando da burocracia, temos retrabalho e a necessidade de treinar sempre a equipe por falta de qualificação. A Academia de Gestão Pública chega para que esse gargalo não volte a acontecer em Teresópolis', avaliou Gusmar Júnior, secretário municipal de Controle Interno.

Cofundador do Instituto Nêmesis e professor da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), o desembargador Werson Rêgo, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, participou do lançamento. 'Vejo com muita felicidade essa pioneira iniciativa do Prefeito Leonardo Vasconcellos. Nada é mais importante do que investir na formação e na qualidade pessoal e profissional da equipe de trabalho de um gestor público. Quando vejo um município que tem uma tradição gigantesca dentro do nosso estado e do país, como Teresópolis, tomando a iniciativa de investir na qualificação de sua equipe, isso renova a esperança no aperfeiçoamento da qualidade do serviço público prestado à população', opinou.

Os vereadores Professora Amanda e André do Gás prestigiaram o lançamento.

Acesso e funcionalidades: A partir da próxima semana, os servidores municipais receberão um link, através de e-mail institucional, para o primeiro acesso à plataforma. A previsão é de que em cerca de 30 dias, o sistema seja acessado por aplicativo iOS e Android. Com interface atrativa, a oferta de cursos rápidos e de formação avançada, com certificado reconhecido pelo Ministério da Educação, a plataforma tem um processo de gamificação para incentivar o interesse de participação, além de rede social exclusiva para troca de experiências e boas práticas.

'Temos o acesso via desktop e, em breve, pelo aplicativo próprio da Academia de Gestão Pública, por meio do qual o servidor poderá assistir suas aulas e tirar dúvidas, também em ambiente offline, com toda a comodidade e acesso independente. Além dos cursos que já existem na plataforma, e que são resultado de um diagnóstico feito junto com a Secretaria de Controle Interno, a ideia é fazermos trilhas de capacitações trimestrais, escutando as demandas dos servidores', explicou Luiz Paulo Severo, CEO do CEAP Brasil.

Fotos: Jorge Maravilha e Roberto Ferreira.

Fonte: PMT


Ver todas as notícias de Teresópolis e Região