Exposição ?As Faces de Teresa? é tema de Sarau Histórico Cultural na Prefeitura

Em 01/10/2019 às 18h00

Exposição ?As Faces de Teresa? é tema de Sarau Histórico Cultural na Prefeitura

A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Cultura realizou nesta quinta-feira (26) o segundo Sarau Histórico Cultural sobre a vida da Imperatriz Teresa Cristina. Desta vez com o tema 'As Faces de Teresa', o evento inaugurou a exposição, de mesmo nome, no hall da Prefeitura. 


A iniciativa tem o objetivo de resgatar a memória de uma época que faz parte da história do município.  Nesta edição, o intuito foi demonstrar as principais características da Imperatriz. A exposição 'As Faces de Teresa' apresenta painéis que contam um pouco da vida de dona Teresa como mãe, esposa, arqueóloga, promotora cultural, imperatriz e mãe dos brasileiros. 


'Através de pesquisas, queremos mostrar um pouco mais sobre esta importante mulher que foi Teresa Cristina e trazer um sentimento de pertencimento para população. Hoje estamos inaugurando a exposição 'As Faces de Teresa' e já começamos a visualizar este espaço como Centro Cultural Teresa Cristina, onde hoje, além deste título, podemos ver outros perfis da Imperatriz', disse Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura.  


No roteiro do espetáculo, música de qualidade com a Companhia Orquestral, que apresentou clássicos como Strauss, Paganini, Carlos Gomes e outros; dança com apresentações de valsa e do ballet da Casa de Cultura; e a tradicional performance da atriz Edinar Corradini, caracterizada de Teresa Cristina. Homenagens também foram feitas a dois grandes pesquisadores da história de Teresópolis: o médico Jorge Ferradeira e o jornalista Waldair Queiroz. 


A cerimonialista Aline Quintão apresentou dados históricos e curiosidades sobre a vida da Imperatriz Teresa Cristina. 'Dona Teresa era uma mulher, acima de tudo, culta e nesta mostra apresentamos seis faces da mulher que deu o nome à nossa cidade', comentou Aline. 


 Teresa Cristina chegou ao Brasil há 176 anos, acompanhada por uma grande comitiva que reunia artistas, artesãos e intelectuais.

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Nacional do Enólogo
  • Dia da Praça
  • Dia de São Martinho de Dume
  • Dia do Anjo Haiaiel
  • Dia do Pára-quedista
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ