Feira Literária de Teresópolis continua nesta sexta, 19

Em 18/10/2019 às 10h00

Teatro, oficinas, doação e troca de livros estão na programação da FLI Terê 


Com diversas atrações, começou nesta quinta, 17, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a 1ª edição da FLI Terê (Feira Literária de Teresópolis). Com o tema 'A história por trás da História', a ideia é contar, através das atividades, a história do município ao longo dos seus 128 anos, gerando identidade, pertencimento e admiração pela cidade. A FLI Terê é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.


'Nosso objetivo é levar a história da nossa cidade para os nossos alunos, incentivando o sentimento de pertencimento à cidade, para despertar a curiosidade deles sobre quem foi a imperatriz Teresa Cristina e terem mais uma oportunidade de contato com o mundo da leitura. É fundamental essa parceria. É na escola que a gente resgata essa importante cultura', destacou a secretária de Cultura, Cléo Jordão.


A secretária de Educação, Rosana Mendes, exaltou o resultado positivo da parceria entre as secretarias. 'Essa parceria das secretarias de Cultura e de Educação tem o objetivo de proporcionar aos nossos alunos, não só da rede municipal, mas todos os estudantes de Teresópolis, este contato com os livros e com as diversas manifestações de arte, através de teatro, oficinas, contação de histórias'.


O presidente da Academia Teresopolitana de Letras, Jorge Luiz Dodaro, esteve presente na abertura na feira e ressaltou que 'a iniciativa da Secretaria da Cultura é grandiosa, pois a cultura deve ser incentivada e a ATL, que já tem 57 anos de existência, procura desenvolver a cultura e eventos como a FLI Terê fortalece o movimento de defesa da leitura e da Língua Portuguesa'.


A programação desta quinta contou com abertura oficial da Feira; Piquenique Literário (Contação de histórias infantis, com Andrea Taubman); Palestras 'Por dentro da História', com o subsecretário de Turismo Henrique Silva e 'Teresópolis Ontem' (Colonização Inglesa e a Imperatriz Teresa Cristina), com Aline Quintão e Rafael Corrêa; e Teatro: Os três porquinhos (Cia Okus Pokus). Durante a FLI Terê, também é disponibilizada parede de escalada, doação e troca de livros e desenho ao vivo.


Ana Beatriz Pereira é estudante da Rede Municipal de Ensino e participou da FLI Terê no primeiro dia do evento. 'Foi muito legal esta oficina de mosaico, que é uma obra de arte. Admiro os artistas que trabalham com a montagem de mosaicos. Aprendi também que foi a imperatriz Teresa Cristina quem trouxe essa arte da região onde nasceu para Teresópolis'.


Programação Dia 18 (sexta-feira) – 9h às 16h


  • 9h30 – Piquenique Literário – Contação de histórias infantis
  • 13h30 – Palestra – Teresópolis Hoje (assuntos contemporâneos)
  • 13h30 a 14h30 ? Oficinas de mosaico
  • 14h30 – Teatro: Projeto Conta que eu faço

Fotos: Jorge Maravilha


???????????????????????????????????? ???????????????????????????????????? ???????????????????????????????????? ???????????????????????????????????? ???????????????????????????????????? ????????????????????????????????????

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional Contra a Alienação Parental
  • Dia Mundial da Luta contra a Malária
  • Dia Mundial do Pinguim
  • Dia da Liberdade (Portugal)
  • Dia da Libertação (Itália)
  • Dia de São Marcos Evangelista
  • Dia do Contabilista / Dia da Contabilidade
  • Dia do DNA
  • Dia do Despachante Aduaneiro
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ