'Feirão Emprega Terê': Teresópolis amplia as ações de acesso de jovens e adolescentes ao mercado de trabalho

Em 23/02/2021 às 18h01

Marcada para 10h desta quarta-feira, 24/02, a abertura oficial virtual do 'Feirão Emprega Terê' será conduzida pelo Prefeito Vinicius Claussen e terá a participação do secretário de Estado de Trabalho e Renda, Capitão Paulo Teixeira. Durante a solenidade, o Prefeito receberá o Prêmio Instituições Parceiras CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em reconhecimento ao trabalho realizado pela Prefeitura junto aos estagiários que atuam nas Secretarias Municipais em diversas áreas, como administração, contabilidade, economia e engenharia.


Também será firmada parceria entre o Município e o CIEE. As principais ações estratégias da parceria serão: Divulgação conjunta das oportunidades de Estágio, Jovem Aprendiz e Emprego; Capacitação coletiva das equipes do SINE e CIEE; Emissão da Carteira de Trabalho Digital para os Estagiários e Jovens Aprendizes; Cadastro no Banco Nacional de Currículos.


'Nossa gestão segue trabalhando para fortalecer a economia local e buscando condições para atender, de forma inclusiva, quem busca o mercado de trabalho, seja jovem, adolescente, adulto, pessoa com deficiência, com ou sem experiência. Buscamos políticas públicas tanto para potencializar a inserção das pessoas no mercado de trabalho como para criar alternativas de renda, amenizando as dificuldades neste período crítico de pandemia', assinalou o Prefeito Vinicius Claussen.


Apoio a empregadores e trabalhadores


Promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, o 'Feirão Emprega Terê' começou nesta segunda-feira, 22/02, e segue até sexta, 26/02. O evento é híbrido, com parte presencial e outra on-line, com transmissão ao vivo. É voltado para trabalhadores e população em geral, com mais de 200 oportunidades e dicas para conquistar vaga no mercado de trabalho. Palestras sobre empregabilidade, construção de currículo, comportamento em entrevistas, são algumas das orientações que os participantes podem receber durante o ciclo de eventos.


'Estamos colocando em prática o planejamento do Prefeito Vinicius Claussen para colaborar com a redução do desemprego e fomentar a atividade produtiva no município, aproximando trabalhadores e empregadores. E o 'Feirão Emprega Terê' é mais uma das ações da gestão com este objetivo', resumiu Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda.


A iniciativa da Gestão Municipal atende o Programa 'Pra Cima Terê', de Recuperação Econômica e Geração de Emprego, com um grupo de ações do Gabinete de Crise, liderado pelo Prefeito Vinicius Claussen, para o fortalecimento da economia em tempos de combate ao coronavírus.


Com ações potencializadas para a geração de 4.200 empregos formais diretos e 10 mil indiretos e projetos para a captação de investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão, o programa 'Pra Cima Terê' tem a parceria do Teresópolis Convention & Visitors Bureau; da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT); da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis (CDL); do Sincomércio Teresópolis; da Firjan; do Sindicato Rural de Teresópolis; do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e do Polo Teresópolis de Gastronomia.


Balanço – A JFC Legumes e Verduras Selecionadas, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e a empresa Gênesis Empreendimentos realizaram mais de 60 entrevistas de candidatos, com encaminhamentos para vagas de emprego e a pré-seleção de pessoal para uma segunda etapa de atendimento, de acordo com o perfil de funcionários buscados pelos entrevistadores.


Em dois dias, o Feirão também contou com 278 atendimentos realizados pelos técnicos do SINE Teresópolis, com 197 encaminhamentos para entrevistas de emprego, 35 cadastros de currículos no Sistema Nacional de Empregos de candidatos que não possuíam compatibilidade para as vagas abertas, 46 atendimento de seguro-desemprego (com resolução de questões e agendamento) e 84 atendimentos virtuais pelo WhatsApp (21) 97121-8424 e e-mail.


'O fato de a Prefeitura oferecer espaço para os empregadores entrevistarem candidatos a vaga de emprego economiza tempo e facilita a vida dos profissionais de recursos humanos', opinou o administrador de empresas e profissional de Recursos Humanos, José Mário de Sá, da Gênesis Empreendimentos. A empresa participa do 'Feirão Emprega Terê' com a oferta inicial de 24 vagas de corretores de imóveis.


'Depois da entrevista inicial, o pessoal pré-selecionado de acordo com o perfil buscado pela empresa passa pela entrevista final, que definirá quem possui os requisitos para ocupar a vaga oferecida. Em minha opinião, emprego tem, o que falta é mão de obra qualificada', avaliou.


Inscrição para entrevistas: A parte presencial da programação do Feirão do Trabalhador contará com mais entrevistas nestas quarta, 24/02, quinta, 25/02, e sexta, 26/02, pela manhã e à tarde, de empresas com oportunidades de emprego em aberto: Gênesis Empreendimentos, Stop Chopp, Mary Help Diaristas e Mensalistas, Maria Brasileira, Sumicity, Ponto Frio e Grupo Petrópolis. Candidatos interessados devem comparecer ao SINE Teresópolis, no 1º piso da Prefeitura, de 9h às 17h, para se cadastrar e receber o encaminhamento para as entrevistas, de acordo com o perfil divulgado pela empresa.


Atendimento SINE: Na quarta-feira, 24/02, a equipe do SINE de Teresópolis estará presente em sala virtual de atendimento individual com os trabalhadores, tais como: esclarecimento de dúvidas em geral, Carteira de Trabalho Digital e encaminhamento às vagas de emprego, entre outros, pela plataforma Zoom e WhatsApp (21) 97121-8424.


Websérie: Também na quarta, dia 24, serão exibidos todos os episódios da Websérie do Trabalhador, com dicas sobre como o trabalhador pode se preparar para o mercado de trabalho e crescer em sua carreira.


'FEIRÃO EMPREGA TERÊ' ? PROGRAMAÇÃO VIRTUAL AO VIVO:


Quarta-feira, 24 de fevereiro



10h, Abertura Oficial

Prefeito Vinicius Claussen,


Secretário de Estado de Trabalho, Capitão Paulo Teixeira,


Secretário Municipal de Trabalho, Lucas Guimarães,


Presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Felipe Coelho



10h30, Entrega do Prêmio Instituições Parceiras CIEE e assinatura de

Acordo de Cooperação


Objetivos: Divulgação conjunta das oportunidades de Estágio/Jovem Aprendiz/Emprego; Capacitação coletiva das equipes do SINE e CIEE; Emissão da Carteira de Trabalho Digital para os Estagiários e Jovens Aprendizes; Cadastro no Banco Nacional de Currículos.



10h45, Palestra 'Competências Necessárias para o Mercado de Trabalho' ? Profª. Ana Cristina Fabbri, Coordenadora da Universidade Estácio de Sá.
11h30, Palestra 'Orientação de currículo' – Fernando Feitoza, Técnico de Segurança do Trabalho.
13h30, Palestra 'Oportunidades de contratações da Alterdata' – Thiago Louchard, Líder Técnico de Recrutamento e Seleção da Alterdata Software.
14h, Palestra 'Orientação de currículo' ? Profª. Rita Mello, Administradora, professora universitária nos cursos de graduação e pós graduação na área de gestão e desenvolvimento de pessoas.
16h, Palestra 'Orientação para a sua carreira' ? Profª. Daniela Pereira, Coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento e do Programa Jovens Talentos Empreendedores, da Universidade Estácio de Sá.
17h, Encerramento.

 


Quarta-feira, 24 de fevereiro


Atendimento virtual SINE – Sala Virtual de atendimento individual entre trabalhadores e os profissionais do SINE pela plataforma Zoom e WhatsApp (21) 97121-8424.


 


PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL


– Entrevistas com empresas.


Atenção: O encaminhamento para as entrevistas de emprego deverão ser feitas antecipadamente no SINE.


 



Quarta, 24/02:

– 10h30, Stop Chopp. Vaga disponível para o atendimento na loja de Conveniência em um posto de combustível.


– 14h, Mary Help Diaristas e Mensalistas, rede pioneira no Brasil a lançar o conceito de diaristas agenciadas para serviços em residências e empresas.


Vagas oferecidas: Jardineiro, Faxineira, Passadeira.


– 15h, Maria Brasileira. Tenha sua casa ou empresa sempre limpa e suas roupas passadas com poucos cliques e sem sair de casa.


Vagas oferecidas: Faxineira, Jardineiro, Piscineiro, Cozinheira, Passadeira, Auxiliar de Serviços Gerais.


 



Quinta, 25/02:

– 9h, Sumicity. A Info Instalações, terceirizada da SUMICITY, presta o serviço de instalação e fornecimento de acesso a internet banda larga.


Vagas oferecidas: Motoboy e Instalador.


 



Sexta, 26/02:

– 10h, Ponto Frio. Rede varejista brasileira, fundada em 1946, que oferece para Vendas em suas lojas móveis, eletrodomésticos e eletrônicos.


Vagas oferecidas: Exclusivo para pessoa com deficiência (PCD), Estoquista.


– 13h, Grupo Petrópolis. Fundada em Petrópolis, produz cervejas, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.


Vagas oferecidas: Linha de Produção, Operador de Logística, para pessoa com deficiência (PCD).


Programação completa em www.teresopolis.rj.gov.br/Portal-do-Trabalhador


FOTOS: Bruno Nepomuceno

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de São Leandro
  • Dia de São Romão e São Lupicino
  • Instituição do Cruzado (Cz$) - 1986
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade
Hospede seu site com qualidade e um desconto incrível!

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ