Governo Federal reconhece situação de emergência em Teresópolis

Em 25/03/2024 às 14h01

Governo Federal reconhece situação de emergência em Teresópolis


Compartilhar:

Publicada neste domingo, 24 de março, no Diário Oficial da União, a Portaria n° 990, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, reconhece a situação de emergência de Teresópolis em decorrência das chuvas intensas que atingem a Região Serrana desde o dia 21 de março.


Com 02 óbitos, 26 deslizamentos de terra, registrados pela Defesa Civil, 84 pessoas desabrigadas e 47 desalojadas sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o município teve a situação de emergência decretada no último sábado, 23, pelo Prefeito Vinicius Claussen.


Entre os motivos do decreto estão: as consequências das fortes precipitações, que ocasionaram alagamentos e deslizamentos de terras em diversos pontos do Município, acarretando em morte, danos e prejuízo. Os inúmeros estragos provocados no Município em virtude do elevado índice pluviométrico elevou de forma desproporcional os níveis dos rios e seus respectivos afluentes.


'Recebemos neste domingo, 24, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e estamos pleiteando ao Governo Federal obras emergenciais de contenção e de recuperação de estruturas danificadas pelas chuvas. O levantamento começou a ser feito ontem mesmo, por técnicos da Defesa Civil Municipal e das secretarias de Obras e Serviços Públicos, Fiscalização de Obras Públicas e de Projetos Especiais, seguindo o protocolo para situações de emergência', explica o Prefeito Vinicius Claussen, coordenador do Gabinete de Crise Preventivo.


Equipes da Defesa Civil continuam percorrendo os bairros e fazendo vistorias técnicas nos endereços com registro de ocorrências. Servidores das secretarias de Agricultura e de Obras e Serviços Públicos atuam direto na desobstrução de acessos, remoção de árvores e retirada de terra em vias públicas, na cidade e no interior.


Fotos: Bruno Nepomuceno



Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ