Guarda Civil adere à campanha para conscientização de motoristas no Dia do Deficiente Físico

Em 12/10/2019 às 10h00

Para marcar o Dia do Deficiente Físico, a Guarda Civil Municipal aderiu à campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto!”, com o objetivo de conscientizar motoristas a não estacionarem em vagas exclusivas para deficientes.


Cadeiras de roda foram colocadas em vagas de estacionamento com a frase “É só por um minuto!”, para que os motoristas pudessem ter a mesma experiência de uma pessoa com necessidades especiais que tenta estacionar em uma vaga exclusiva e a encontra ocupada por um cidadão que não tem esse direito. O dia de conscientização também contou com a presença de pessoas com necessidade especiais no local, que puderam relatar suas experiências e dificuldades encontradas para estacionar no dia a dia.


A campanha 'Essa vaga não é sua nem por um minuto!' começou em 2011, com a empresária curitibana Mirella Prosdócimo, que é cadeirante e foi agredida verbalmente quando alertou uma motorista que estava estacionando em uma vaga de deficientes. Indignada, a empresária buscou o apoio da população e lançou a campanha, que se espalhou pelas redes sociais. O objetivo do projeto, além da conscientização, é esclarecer questões ligadas à inclusão, como a importância das vagas serem maiores, para que seja possível se movimentar em uma cadeira de rodas de dentro para fora do carro.


Segundo o último Censo, o Brasil tem pelo menos 45,6 milhões de pessoas com deficiência. Nesta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social reativou o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, para garantir que estejam sendo desenvolvidas políticas e promoções para a defesa e garantia dos direitos das pessoas deficientes em Teresópolis.


Fotos: Divulgação

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de Santa Gisela da Baviera
  • Dia de São Guntrano
  • Dia do Diagramador e do Revisor
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ