Hemonúcleo comemora 19 anos de criação

Em 01/10/2019 às 18h00

Hemonúcleo comemora 19 anos de criação

O Hemonúcleo Municipal completa 19 anos de criação nesta sexta, 27. Para comemorar a data, equipe do setor serviu café da manhã com bolo de aniversário aos doadores do dia.


Doador desde a criação do banco de sangue, o aposentado Sérgio Fidélis se preocupa com o outro. 'Tem sempre alguém precisando, seja um familiar, amigo ou mesmo uma pessoa que a gente não conheça. O importante é fazer o bem ao próximo'.


Com uma média de 200 doações mensais, o Hemonúcleo de Teresópolis atende o município e as cidades vizinhas de Guapimirim, e São José do Vale do Rio Preto, auxiliando eventualmente hospitais de Nova Friburgo, Magé e até do Rio de Janeiro.


Durante o ano, são feitas algumas ações para captar doadores, porém, o ideal é ter de 20 a 30 doações por dia. Freitas 'A gente sempre tem uma boa demanda de doadores, a população de Teresópolis é muito solícita. Os tipos sanguíneos com maior demanda são o O+ e O- (universal), mas é importante ter estoque de todos os tipos', explicou a hemoterapeuta Natália Freitas, responsável técnica da unidade.


Seja um doador de sangue  


Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos e peso superior a 50 quilos. Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais. O limite de idade para a primeira doação é 60 anos; quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto. 


Para fazer a doação é preciso apresentar documento de identidade com foto, estar bem alimentado, ter dormido bem, não ter consumido gordura nem ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas e não ter fumado ao menos uma hora antes.


O Hemonúcleo de Teresópolis fica localizado na Rua Francisco Sá, 299, anexo ao Centro de Saúde da Várzea. A coleta é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Informações pelo telefone 3641-5872.


Fotos: Jorge Maravilha

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
  • Dia Mundial do Radioamadorismo
  • Dia Nacional do Livro Infantil
  • Dia da Doutrina Espírita
  • Dia de Allan Kardec
  • Dia de Monteiro Lobato
  • Dia de Santo Apolônio
  • Dia do Livro Espírita
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ